57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Efeito imunomodulatório do Bacillus clausii (O/C, N/R, T e SIN) sob a expressão de FOXP3+ e IL17 em fígado e intestino de camundongos infectados experimentalmente com Schistosoma mansoni.

Introdução

Os probióticos têm sido usados no tratamento de doenças gastrointestinais entre outras e seu mecanismo atribuído a possível atividade imunomodulatória. O Bacillus clausii tem sido usado amplamente como probiótico mais existem poucos estudos que caracterizam seus mecanismos imunomodulatórios.

Objetivo(s)

O estudo tem como objetivo avaliar o potencial imunomodulatório do Bacillus clausii (O/C, N/R, T e SIN) e seu potencial como adjuvante no tratamento da esquistossomose mansônica.

Material e Métodos

Camundongos foram distribuídos em cinco grupos experimentais, separados de acordo com exposição cercariana e esquema terapêutico adotado: G1(não infectado) e G2 (tratado), G3 (infectado), G4 (infectado e tratado profilaticamente) e G5 (infectado e tratado após oviposição). Foram dosadas as citocinas IL12p70, IL10 e IFN-gama em sobrenadante de cultura esplênica com estímulo de Enterogermina® (EG), ConA ou sem estímulo por citometria de fluxo. Nos animais dos grupos experimentais foi realizada a avaliação in situ de FOXP3+ E IL17 em fígado e intestino por reação de imunohistoquímica utilizando o sistema imunoperoxidase.

Resultados e Conclusão

Os resultados demonstraram que animais tratados com B. clausii apresentaram produção significativamente mais elevada de IL12 p70 (p<0,05). No estímulo com ConA, o grupo que recebeu o B. clausii curativamente (G5) apresentou níveis significantemente maior de IFN-g (p<0,05) que os animais infectados sem tratamento (G3). O tratamento com B. clausii aumentou os níveis de citocina IL-10 nos animais do grupo G5, quando comparado a todos os demais grupos. Os animais infectados e não tratados (G3) apresentaram níveis mais elevados de FOXP3, no tecido hepático e intestinal em comparação aos grupos que receberam o tratamento com B. clausii. Por outro lado, o tratamento com B. clausii, na ausência de infecção, elevou significativamente a marcação de IL17A no tecido intestinal. Os camundongos infectados e não tratados com o B. clausii apresentaram razão maior de FOXP3+/IL17A que todos os grupos tratados. Em conclusão, nossos resultados demonstram que B. clausii tem grande potencial imunomodulatório, induziu a produção de citocinas de perfil Th1, embora também possa induzir citocinas de perfil regulatório.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001; CNPq e PROPG/UFPE

Palavras-chave

Probióticos. Bacillus clausii. Schistosoma mansoni. Imunomodulação.

Área

Eixo 07 | Helmintíases

Autores

VLAUDIA MARIA ASSIS COSTA, JULIANA FLORENTINO MANÉ, YENER CRISTYELL VALLE ARANDA , Clenio Silva Cruz , Francisca Janaína Soares Rocha, Eulália Camelo Pessoa Azevedo Ximenes, Virgínia Maria Barros Lorena, Mônica Camelo Pessoa Azevedo Albuquerque, Valdênia Maria Oliveira Souza, ANDRÉ LIMA AIRES