57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Associação entre condições de saneamento e notificações de casos de leptospirose no município de Salvador-BA

Introdução

A Leptospirose é uma doença infecciosa com elevada morbimortalidade, especialmente em países em desenvolvimento, caso do Brasil. Apesar de ser uma doença historicamente associada a ambientes rurais, as precárias condições de moradia presente entre as populações mais vulneráveis dos grandes centros urbanos, atrelado ao acesso deficitário a serviços essenciais, como esgotamento sanitário, tem corroborado para o aumento da infestação de roedores portadores da bactéria Leptospira e exposição dos indivíduos à doença. No Brasil, 45% da população está sem coleta de esgoto, e no ano de 2020 foram registrados 1.898 óbitos por doenças de veiculação hídrica. O que demonstra a importância da ampliação da cobertura sanitária para redução da exposição e a incidência de doenças como a leptospirose.

Objetivo(s)

Associar a cobertura de esgotamento com à incidência acumulada de leptospirose, ajustados pela renda e escolaridade, no período de 2009 a 2019 em Salvador – BA.

Material e Métodos

Realizou-se um estudo descritivo das notificações de casos de leptospirose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do SUS (Sinan) associando a distribuição espacial das condições socioeconômicas e de esgotamento sanitário domiciliar a partir da análise de variáveis do Censo do ano 2010. Para o status de exposição, construiu-se um escore considerando 0 e 1 para condições de cobertura das variáveis analisadas. Foi atribuído 0 aos setores censitários com maior cobertura de esgotamento sanitário, alfabetização e renda superior a um salário mínimo, e foi atribuído 1 aos setores em situação inversa, ou seja, baixa cobertura de saneamento, baixo número de alfabetização domiciliar e renda inferior a um salário mínimo. A soma da pontuação resultou na identificação dos setores em pior situação, e observou-se que eles estavam associados aos bairros de infecção com média de casos ≥4.

Resultados e Conclusão

21 (12,3%) dos 170 bairros de Salvador apresentaram notificação de casos no período estudado. O resultado do escore foi associado com o aumento na incidência acumulada de leptospirose (RR:1,03; 95%IC: 1,01-1,04), no entanto, esta relação sofreu influência da renda e densidade populacional para alguns setores. Os bairros em pior situação a partir das variáveis analisadas apresentaram maior escore e maior taxa de incidência acumulada, reforçando a hipótese de que intervenções estruturais e sanitárias podem contribuir para redução da exposição e ocorrência casos de leptospirose.

Palavras-chave

Leptospirose, Exposição, Intervenção Sanitária

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

JULIET OLIVEIRA SANTANA, FÁBIO NEVES SOUZA, TIAGO RIBEIRO SANTOS, FEDERICO COSTA, CLEBER CREMONESE