57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise dos Indicadores Operacionais do Programa de Controle da Hanseníase no Pará

Introdução

A hanseníase continua um problema de saúde pública na região norte do Brasil. O estado do Pará, o quinto em taxa de detecção no país, concentra o maior número de municípios prioritários. A efetividade das ações do programa de controle da hanseníase (PCH) está diretamente relacionada com os atributos da atenção primaria à saúde e às condições de vida em regiões de pobreza.

Objetivo(s)

Relacionar os indicadores operacionais do Programa de Controle da Hanseníase com a cobertura da estratégia saúde da família (ESF) em municípios do estado do Pará.

Material e Métodos

Os 144 municípios do estado do Pará encontram-se agrupados em 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Os Centros Regionais constituem-se em unidades administrativas da Sespa, responsáveis por assessorar, acompanhar, avaliar e monitorar o desempenho dos programas de saúde nos municípios de sua área de abrangência. Para este estudo foram selecionados os 21 municípios sob acompanhamento da gerência do 11⁰ CRS e representam 54% dos municípios da região do Sudeste paraense. Estudo do tipo ecológico com dados de casos novos de hanseníase, registrados no Sinan, no período de 2000 a 2019 nos 21 municípios selecionados. A correlação foi avaliada pela regressão Log-linear de Pearson.

Resultados e Conclusão

No período houve aumento de 2088,9% na cobertura da ESF e redução de 71,2% na taxa de detecção (TD). Quanto aos indicadores operacionais avaliados foi observada permanência do nível Bom no grau de incapacidade física no diagnóstico; oscilação entre os níveis Bom, Regular e Precário no exame de contatos; níveis de avaliação Regular e Bom na alta por cura e no grau de incapacidade física na alta por cura e nível Bom na alta por abandono. Em conclusão, embora, o aumento da cobertura pela ESF aponte para a redução da TD, o grupo de 21 municípios estudados permanece hiperendêmico.

Palavras-chave

Hanseníase; Atenção Primária em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Estudo Ecológico.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Dilma Costa de Oliveira Neves, Alison Ramos da Silva, Melyna Ingryd de Souza Rocha, Marília Brasil Xavier, Haroldo José de Matos