57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise dos Indicadores Operacionais do Programa de Controle da Hanseníase no Pará

Introdução

A hanseníase continua um problema de saúde pública na região norte do Brasil. O estado do Pará, o quinto em taxa de detecção no país, concentra o maior número de municípios prioritários. A efetividade das ações do programa de controle da hanseníase (PCH) está diretamente relacionada com os atributos da atenção primaria à saúde e às condições de vida em regiões de pobreza.

Objetivo(s)

Relacionar os indicadores operacionais do Programa de Controle da Hanseníase com a cobertura da estratégia saúde da família (ESF) em municípios do estado do Pará.

Material e Métodos

Os 144 municípios do estado do Pará encontram-se agrupados em 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Os Centros Regionais constituem-se em unidades administrativas da Sespa, responsáveis por assessorar, acompanhar, avaliar e monitorar o desempenho dos programas de saúde nos municípios de sua área de abrangência. Para este estudo foram selecionados os 21 municípios sob acompanhamento da gerência do 11⁰ CRS e representam 54% dos municípios da região do Sudeste paraense. Estudo do tipo ecológico com dados de casos novos de hanseníase, registrados no Sinan, no período de 2000 a 2019 nos 21 municípios selecionados. A correlação foi avaliada pela regressão Log-linear de Pearson.

Resultados e Conclusão

No período houve aumento de 2088,9% na cobertura da ESF e redução de 71,2% na taxa de detecção (TD). Quanto aos indicadores operacionais avaliados foi observada permanência do nível Bom no grau de incapacidade física no diagnóstico; oscilação entre os níveis Bom, Regular e Precário no exame de contatos; níveis de avaliação Regular e Bom na alta por cura e no grau de incapacidade física na alta por cura e nível Bom na alta por abandono. Em conclusão, embora, o aumento da cobertura pela ESF aponte para a redução da TD, o grupo de 21 municípios estudados permanece hiperendêmico.

Palavras-chave

Hanseníase; Atenção Primária em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Estudo Ecológico.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Dilma Costa de Oliveira Neves, Alison Ramos da Silva, Melyna Ingryd de Souza Rocha, Marília Brasil Xavier, Haroldo José de Matos