Dados do Trabalho
Título
Mortalidade da Hepatite C Crônica no Brasil: Análise das Causas Múltiplas
Objetivo(s)
Descrever os óbitos por hepatite C crônica, como causa básica e causas múltiplas de morte e analisar a distribuição temporal e espacial desses óbitos no Brasil, no período de 2000 a 2019.
Material e Métodos
Trata-se de estudo descritivo ecológico com análise descritiva sociodemográfica, análise de série temporal e distribuição espacial dos óbitos por HCC como causa básica e causas múltiplas no Brasil, no período de 2000 a 2019. A análise descritiva (variáveis: sexo, faixa etária, raça e nível de escolaridade) será analisada por frequências absolutas e relativas e pelo teste de qui-quadrado de Pearson considerando o nível de significância de 5%, no software Stata 15.0. Para a análise de série temporal, serão calculadas as taxas de mortalidade por HCC como causa básica e causas múltiplas de morte, para cada ano do estudo no Brasil, por macrorregião (norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste) e serão construídos modelos de regressão linear generalizada pelo método de Prais-Winsten no software Stata 15, considerando o nível de significância de 5%. Para a distribuição espacial, serão construídos mapas com a distribuição espacial das taxas brutas de mortalidade por HCC, utilizando o software SIG QGIS versão 3.18.3 por macrorregião do país conforme os seguintes quinquênios 2000 – 2004; 2005 – 2009; 2010 – 2014; 2015 – 2019. Será utilizado o Método Bayesiano Empírico Local, com o objetivo de suavizar as taxas com valores muito baixos.
Resultados e Conclusão
Resultados preliminares: A base de dados compõe-se se de 61.496 óbitos com hepatite C na causa básica ou nas causas associadas. Dentre os 32.555 óbitos por HC na causa básica, 23% correspondem à forma aguda. Em relação às causas associadas, os agravos mais frequentes correspondem aos capítulos I, XI, e II da CID-10, sendo estes respectivamente, doenças infecciosas e parasitárias, doenças do aparelho digestivo e neoplasias. Visto que, em relação à hepatite C, as estatísticas nacionais consideram apenas a causa básica de morte presente na declaração de óbito, a análise das taxas de mortalidade por hepatite C considerando as causas múltiplas de morte poderá demonstrar que há uma provável subestimativa da mortalidade este agravo no Brasil, fator que não foi avaliado até o presente momento.
Palavras-chave
Mortalidade, Hepatite C, Causas Múltiplas; Estudos de Séries Temporais; Distribuição Espacial
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Larissa Festa, Gerusa Maria Figueiredo