57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA INVESTIGAÇÃO DO PRIMEIRO CASO SUSPEITO E INUSITADO DE COVID-19 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Introdução

Em 12/02/2020, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS/RN) recebeu a comunicação do primeiro provável caso de COVID-19 no estado, a partir da divulgação de vídeo em rede social por indivíduo afirmando estar com COVID-19. Tratava-se de um homem, 25 anos, residente em Baía Formosa/RN, atendido no hospital de referência da capital, referindo quadro respiratório desde 28/01/2020 e contato com viajantes da China.

Objetivo(s)

Apresentar o processo de investigação do primeiro caso suspeito/inusitado de COVID-19 no Rio Grande do Norte (RN).

Material e Métodos

Investigação epidemiológica com a realização de estudo de caso.

Resultados e Conclusão

O CIEVS/RN deu início às ações de investigação em 12/02/2021, realizando contato com equipe hospitalar; notificação ao CIEVS Natal, CIEVS Nacional; comunicação do evento ao gestor estadual; contato com Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba para busca de caso em Mamanguape/PB; contato com Laboratório Central de Saúde Pública do RN para análise imediata de amostra biológica; busca de telefone/endereço do hotel onde o paciente se hospedou; identificação da agência responsável pelo translado; solicitação ao CIEVS Natal de possíveis contatos em consulta com hematologista; comunicado ao CIEVS Ceará sobre deslocamento dos turistas; comunicação e solicitação de apoio aos municípios de Baía Formosa e Tibau do Sul para visita ao hotel e levantamento de informações sobre hospedagem dos chineses, datas de entrada/saída no estabelecimento e demais contatos. Após negativa do hotel de ter hospedado o paciente ou chineses no período relatado, contactou-se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Polícia Federal e Embaixada Chinesa no Brasil para averiguação das informações repassadas pelo paciente. Em investigação conjunta, estes órgãos negaram presença de chineses no RN entre dezembro/2019 e janeiro/2020. Resultados laboratoriais constataram inexistência de positividade para SARS-COV-2 e outros vírus analisados. Conclusão: Em 13/02/2020, após investigação finalizada e recomendação do Ministério da Saúde, o caso foi excluído por não apresentar critério epidemiológico para COVID-19. O paciente seguiu internado no hospital público aguardando avaliação psiquiátrica. A investigação do caso possibilitou colocar em prática protocolos elaborados para enfrentamento da COVID-19, permitindo o desfecho rápido e oportuno entre as redes de vigilância e assistência em saúde.

Palavras-chave

Primeiro caso suspeito, COVID-19, Rio Grande do Norte.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Valeska Daliane Souto de Souza, Marcos Sergio de Araújo Guerra, Stella Rosa de Sousa Leal , Maria Suêly Lopes Correia Pereira, Renata Olívia Gadelha Romero, Ximenya Glauce da Cunha Freire Lopes, Vivianne Fernandes de Medeiros, Thiago Emmanuel Araújo dos Santos, Maria de Lima Alves, Ana Edimilda Amador, Maria Antoniêta Delgado Marinho