Dados do Trabalho
Título
INVESTIGAÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MARAPANIM, PARÁ, BRASIL.
Introdução
Parasitoses intestinais, ou enteroparasitoses, são helmintíases e protozooses causadas por endoparasitas que se hospedam no intestino do indivíduo causando infecções. São as doenças de maior frequência entre populações de países em desenvolvimento, como o Brasil, ocorrendo sobretudo em áreas onde o saneamento básico é deficitário. Enteroparasitoses atingem principalmente crianças, pois, nesta faixa etária, elas ainda não praticam hábitos adequados de higiene e frequentemente podem entrar em contato direto com o solo e água contaminada.
Objetivo(s)
investigar e comparar os parasitos intestinais presentes em estudantes de 1º ao 5º ano em duas escolas de Marapanim, Pará, Brasil.
Material e Métodos
Foram realizadas uma coleta no ambiente urbano e outra no ambiente rural. Foram coletadas 89 amostras de fezes, sendo 56,2% de ambiente urbano e 43,8% do ambiente rural e analisados pelos métodos de Hoffman e Faust.
Resultados e Conclusão
57,3% das amostras apresentaram positividade, com destaque a Giardia intestinalis ocorrendo em 17,9% das amostras. Foi diagnosticada a presença dos seguintes nematoides: Ancilostoma duodenale (9%), Estrongiloides stercoralis (3,4%), Ascaris lumbricoides (2,3%) e Enterobius vermiculares (1,1%). Entre os protozoários, foram observados: Endolimax nana (10,1%), Entamoeba coli (5,6%), Entamoeba histolytica. (1,1%), Iodamoeba butschlii (2,3%), Balantidium coli (1,1%).
Os parasitos mais ocorrentes nas duas áreas foram as amebas Entamoeba coli, Endolimax nana e Iodameba butschlii representando 48% das amostras. Na área rural verificou-se uma taxa menor de amostras infectadas (43,6%) em relação a área urbana (60%).
Foi observada uma menor porcentagem de infecções simples na área rural (35,8%) em relação a urbana (56%) e uma maior porcentagem de infecções mistas (7,8% em área rural e 4% em área urbana).
os resultados revelam a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas para programas que visem melhorias no saneamento e saúde nas comunidades, além de ressaltar a participação da escola no desenvolvimento de boas práticas higiênicas bem como ser um espaço de promoção da saúde.
Palavras-chave
Palavra-chave 1: Enteroparasitos; Palavra-chave 2: Helmintos; Palavra-chave 3: Protozoários
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
RENATO JOSÉ FREITAS DA SILVA, RONALDO ADRIANO ALMEIDA ALVES, KELION DE ALMEIDA COSTA, IVONEIDE MARIA DA SILVA