Dados do Trabalho
Título
Avaliação de sistema de vigilância epidemiológica das meningites, no estado do Rio Grande do Norte, no período de 2016 a 2020.
Introdução
A Meningite é um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, ocasionada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, as virais e bacterianas são as de maior relevância para a saúde pública, considerando a gravidade de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
Objetivo(s)
O objetivo geral deste estudo foi avaliar o Sistema de Vigilância das Meningites para o estado do Rio Grande do Norte no período de 2016 a 2020. Os objetivos específicos foram: 1. avaliar os atributos qualitativos (qualidade de dados) e quantitativos (representatividade e sensibilidade); 2. propor recomendações que contribuam para o aprimoramento do sistema de vigilância das Meningites no estado do Rio Grande do Norte.
Material e Métodos
Material: Para o processamento dos dados foram utilizados os softwares Microsoft Excel 2017, Epi_Info 7 (CDC) para análise de frequência (nº de casos) e proporção (100%).
Métodos: Foi realizado estudo avaliativo do sistema de vigilância das Meningites com abordagem descritiva dos casos notificados pelo Sistema de Notificação de Agravos de Notificação (SINAN). Respeitou-se as diretrizes propostas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, para o estudo dos atributos de representatividade, completude e sensibilidade.
Resultados e Conclusão
Resultados: No período de estudo registrou-se 970 casos (média anual = 194) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Para representatividade constatou-se que maioria dos casos ocorreram em 2019 (n=258) e são do sexo masculino (57,6%), raça/cor parda (65,7%) e residentes em área urbana (86,3%). Para completude constatou-se que as variáveis a seguir tiveram os seguintes percentuais de ignorados/branco: classificação final (23,9%), evolução clínica (33,7%) e encerramento (67,5%). A sensibilidade captou os casos a partir do uso das definições estabelecidas pelo Ministério da Saúde e cálculo da taxa de incidência (razão entre o número de casos novos e população residente, multiplicado por 100 mil).
Conclusão: A sensibilidade do sistema é satisfatória, mas é observado o impacto da pandemia da Covid 19 na série histórica das Meningites. O sistema de vigilância das meningites no estado do RN foi avaliado como bom, necessitando de aprimoramento e cuidados nas subnotificações.
Palavras-chave
Meningite; Sistema de vigilância; Rio Grande do Norte.
Área
Eixo 14 | Outros
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Aline Fernandes Oliveira Santana, Emerson Tiago de Sousa Lima