57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação de sistema de vigilância epidemiológica das meningites, no estado do Rio Grande do Norte, no período de 2016 a 2020.

Introdução

A Meningite é um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, ocasionada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, as virais e bacterianas são as de maior relevância para a saúde pública, considerando a gravidade de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

Objetivo(s)

O objetivo geral deste estudo foi avaliar o Sistema de Vigilância das Meningites para o estado do Rio Grande do Norte no período de 2016 a 2020. Os objetivos específicos foram: 1. avaliar os atributos qualitativos (qualidade de dados) e quantitativos (representatividade e sensibilidade); 2. propor recomendações que contribuam para o aprimoramento do sistema de vigilância das Meningites no estado do Rio Grande do Norte.

Material e Métodos

Material: Para o processamento dos dados foram utilizados os softwares Microsoft Excel 2017, Epi_Info 7 (CDC) para análise de frequência (nº de casos) e proporção (100%).

Métodos: Foi realizado estudo avaliativo do sistema de vigilância das Meningites com abordagem descritiva dos casos notificados pelo Sistema de Notificação de Agravos de Notificação (SINAN). Respeitou-se as diretrizes propostas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, para o estudo dos atributos de representatividade, completude e sensibilidade.

Resultados e Conclusão

Resultados: No período de estudo registrou-se 970 casos (média anual = 194) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Para representatividade constatou-se que maioria dos casos ocorreram em 2019 (n=258) e são do sexo masculino (57,6%), raça/cor parda (65,7%) e residentes em área urbana (86,3%). Para completude constatou-se que as variáveis a seguir tiveram os seguintes percentuais de ignorados/branco: classificação final (23,9%), evolução clínica (33,7%) e encerramento (67,5%). A sensibilidade captou os casos a partir do uso das definições estabelecidas pelo Ministério da Saúde e cálculo da taxa de incidência (razão entre o número de casos novos e população residente, multiplicado por 100 mil).

Conclusão: A sensibilidade do sistema é satisfatória, mas é observado o impacto da pandemia da Covid 19 na série histórica das Meningites. O sistema de vigilância das meningites no estado do RN foi avaliado como bom, necessitando de aprimoramento e cuidados nas subnotificações.

Palavras-chave

Meningite; Sistema de vigilância; Rio Grande do Norte.

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Aline Fernandes Oliveira Santana, Emerson Tiago de Sousa Lima