Dados do Trabalho
Título
Nível de confiança da população no sistema de saúde na prestação de atendimento e apoio na era COVID-19 no Brasil: Resultados do projeto “TERMÔMETRO SOCIAL COVID-19”
Objetivo(s)
Avaliar o nível de confiança da população brasileira em relação ao sistema de saúde na prestação de cuidados e apoio na era COVID-19 no Brasil.
Material e Métodos
Estudo transversal, realizado no Brasil, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021. A população de estudo foi composta por pessoas residentes no Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos, com acesso à internet. Foi utilizado o instrumento “Termômetro Social – COVID-19 versão 1.0”, para verificar o nível de confiança da população no sistema de saúde relacionada à COVID-19. Utilizou-se amostragem não probabilística. O instrumento foi hospedado na plataforma REDCap, disponibilizado em versão on-line e compartilhado nos sites das instituições participantes e redes sociais, em formato de questionário autoaplicável. Para análise dos dados utilizou-se o teste Qui-Quadrado e regressão multinomial para analisar os fatores associados ao nível de confiança. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).
Resultados e Conclusão
A amostra foi composta por 1018 pessoas, das quais, 75,2% eram do sexo feminino, com idade média de 46,1 anos, concentrada nas regiões Sudeste (66%) e Sul (14,1%), que referiram utilizar regularmente o Sistema Único de Saúde (77,3%). Mais da metade da amostra total (50,6%) relatou confiar nos serviços hospitalares e 41,4% não confiavam nos serviços da Atenção Primária à Saúde. O baixo nível de confiança na Atenção Primária à Saúde pode ser decorrente de que, no momento da coleta de dados, algumas ações essenciais da Atenção Primária para o enfrentamento da COVID-19 não estavam ocorrendo, como a vacinação em larga escala (todos os grupos etários) da população. A maior confiança nos serviços hospitalares em relação aos serviços de Atenção Primária pode estar relacionada ao atendimento emergencial das necessidades de saúde oferecidos por tais serviços, bem como, a maior divulgação midiática dos serviços de saúde hospitalares.
Palavras-chave
COVID-19; Confiança; Serviços de saúde; Unidade básica de saúde; Hospital; Políticas públicas.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Juliana Soares Tenório de Araújo, Antônio Carlos Vieira Ramos, Thaís Zamboni Berra, Ruan Víctor dos Santos Silva, Heriederson Sávio Dias Moura, Murilo César do Nascimento, Felipe Mendes Delpino, Débora de Almeida Soares, Rosa Maria Pinheiro Souza, Ricardo Alexandre Arcêncio