Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E SUA RELAÇÃO COM AS APRESENTAÇÕES CLÍNICAS E LABORATORIAIS EM PESSOAS COM CALAZAR
Introdução
O calazar nas Américas é causado pelo protozoário Leishmania infantum transmitido pela picada de flebotomíneos fêmeas infectadas do gênero Lutzomyia. Pesquisas têm evidenciado que pessoas com calazar apresentam desnutrição proteico-calórica e deficiência de micronutrientes, mas não está esclarecido se a desnutrição seria um fator de risco para a aquisição da infecção ou consequência do processo consumptivo prolongado, e se estaria associada ao prognóstico.
Objetivo(s)
Avaliar o estado nutricional de pessoas com calazar e correlacionar esses achados com a apresentação clínica e laboratorial da doença.
Material e Métodos
Estudo transversal com 139 pessoas admitidas, com confirmação diagnóstica de calazar, realizado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Teresina (PI) e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí parecer nº 2.445.702. A classificação do estado nutricional foi pelos softwares Anthro e Anthro Plus (WHO) para crianças e adolescentes, e adultos seguiu-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde, além do cálculo da área de gordura do braço e da porcentagem de gordura.
Resultados e Conclusão
Os sinais e sintomas de calazar mais frequentes foram febre, palidez, apatia, aumento do volume abdominal. Três quartos dos participantes eram do sexo masculino e 12% tinham infecção pelo HIV. Anemia, leucopenia ou plaquetopenia foram encontrados em 95,7% dos participantes. A média de peso perdido durante a doença foi 10,3 kg e houve correlação positiva entre o percentual de perda de peso e a idade do indivíduo, significativamente. A prevalência de desnutrição variou com a idade e com os parâmetros nutricionais e foi mais frequente em adultos acima de 20 anos de idade (p>0,001). O IMC/idade, o percentual de gordura calculado pela área adiposa do braço e o percentual de gordura calculado pela fórmula de Siri associaram-se significantemente à probabilidade de morte acima de 0,10, à presença de HIV, à hepatomegalia, à esplenomegalia, ao número de leucócitos e de linfócitos, à creatinina sérica e ao retinol plasmático. Conclusão: Este estudo evidenciou que a desnutrição presente em pessoas com calazar foi mais prevalente em adultos e idosos e associou-se com a gravidade da doença em todas as idades. No entanto, não foi possível fazer inferência causal se esta combinação pode ter acontecido em decorrência do longo processo de desnutrição ligado à doença ou devido a atividade inflamatória exacerbada.
Palavras-chave
Leishmaniose visceral. Calazar. Desnutrição.
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Mísia Joyner de Sousa Dias Monteiro, Maria Nauside Pessoa da Silva, Carlos Henrique Nery Costa, Dorcas Lamounier Costa, Adriana de Azevedo Paiva, Dilina do Nascimento Marreiro, Gilberto Simeone Henriques, Liania Alves Luzia , Lívio Cesar Cunha Nunes , Ana Tárcila Alves de Almeida, Patrícia Helen de Carvalho Rondó