57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE GENES DE RESISTÊNCIA EM BACILOS GRAM NEGATIVOS RESISTENTES A CARBAPENÊMICOS PROVENIENTES DE DIFERENTES HOSPITAIS DE MANAUS-AM.

Introdução

O aumento no número da resistência antimicrobiana tornou-se um problema mundial nos últimos anos, sendo uma grave ameaça à saúde humana. Os mecanismos de resistência aos antimicrobianos incluem: alteração do sítio de ação, bombas de efluxo, alteração da permeabilidade e mecanismo enzimático. As enterobactérias e os bacilos Gram negativos não fermentadores, como Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa, destacam-se por produzirem carbapenemases, que são enzimas capazes de hidrolisar penicilinas, cefalosporinas, monobactâmicos e carbapenênicos.

Objetivo(s)

Avaliar a prevalência de genes de resistência em bacilos Gram negativos resistentes a carbapenêmicos provenientes de diferentes hospitais de Manaus-AM.

Material e Métodos

Estudo descritivo de corte transversal de isolados bacterianos resistentes a carbapenêmicos, obtidos de amostras biológicas de diversos sítios, provenientes de diferentes Hospitais de Manaus-AM, no período de abril/2021 a setembro/2021. A identificação e o perfil de suscetibilidade aos carbapenêmicos foram reavaliados no LACEN-AM pelo sistema automatizado. Os isolados bacterianos foram posteriormente encaminhados ao LAPIH – FIOCRUZ/RJ para a detecção das sequências gênicas codificadoras de carbapenemases (KPC, NDM, OXA-48, OXA-23, SPM e outros).

Resultados e Conclusão

Entre os 108 bacilos Gram negativos resistentes a carbapenêmicos, o Acinetobacter baumannii representou a maioria dos isolados (86,1%), carregando simultaneamente os genes OXA-23 e OXA-51 (94,6%), bem como os genes NDM, OXA-51 e OXA-58 (3,2%), obtidos com maior frequência em amostras de secreção traqueal (38%), aspirado traqueal (13%) e sangue (13,8%). Foram detectados ainda os genes KPC (n=4) e NDM (n=1) em isolados de Klebsiella pneumoniae, gene KPC (n=1) em um isolado de Enterobacter cloacae, gene KPC (n=1) em um isolado de Serratia marcescens, genes SPM (n=2) e VIM (n=1) em isolados de Pseudomonas aeruginosa.
Assim como em outros estudos, nossos dados permitem concluir que o Acinetobacter baumannii está entre os mais frequentes causadores de infecção da corrente sanguínea e do trato respiratório e que culturas de vigilância nas unidades hospitalares é de suma importância, com objetivo principal de prevenir a disseminação dos genes de resistência no ambiente hospitalar.

Palavras-chave

Bacilos Gram negativos; Resistência antimicrobiana; Carbapenemases.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Rildo Mendes de Lima, Renata Lia Coragem de Carvalho, Maria Auxiliadora Monteiro Novais, Ana Ruth Lima Arcanjo, Tirza Peixoto Mattos, Tatyana Costa Amorim Ramos, Daniel Barros de Castro, Symonara da Silva Viana, Reginaldo Memória Brito, Marlucia da Silva Garrido