57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise de Sífilis gestacional por faixa etária no Estado do Amazonas, 2015-2020

Introdução

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano. Em gestantes é transmitida de forma vertical através do útero pelos treponemas procedentes da mãe infectada para o feto em desenvolvimento. Em 2020, segundo Boletim Epidemiológico de Outubro de 2021 do Ministério da Saúde, o Amazonas encontra-se entre os noves estados brasileiros que apresentaram taxa de detecção em gestantes acima da média nacional. A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança podendo evoluir para má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e morte ao nascer.

Objetivo(s)

Realizar análise descritiva sobre casos de sífilis em grávidas no período de 2015-2020 no Estado do Amazonas.

Material e Métodos

Estudo descritivo retrospectivo de exames confirmatórios para Sífilis, realizados no LACEN-AM, utilizando-se o teste FTA-Abs, registrados no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL, no período de 2015 – 2020.

Resultados e Conclusão

No período de 2015 a 2020 foram realizados 1.889 exames de sífilis na metodologia FTA-Abs, dos quais 93,7% (1.771) eram mulheres residentes na capital Manaus (77,8%). Destas, 88,5% (1.205) tiveram resultado confirmatório para Sífilis durante a gravidez. A maioria dos casos encontrava-se na faixa etária de 18-30 anos (64,6%), seguida de 10-17 anos (21,2%), 31-40 anos (13,1%), 41-50 anos (1%) e de 51- 60 anos (0,09%).
O índice de infecção por sífilis é alto em mulheres que, de modo particular, são detectadas durante o pré-natal, demonstrando a sua importância. Gestantes em idade fértil e sexualmente ativas entre 18 a 30 anos foram as mais afetadas nesta análise. Os dados demonstram a importância do diagnóstico e tratamento adequado para evitar o nascimento de crianças infectadas e/ou a morte prematura do recém-nascido, além da cura para a mulher e seu parceiro sexual, evitando assim severas complicações de saúde ao longo da vida, como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas e a morte. Com o advento da pandemia de Covid-19 importantes ações para controle de outras doenças que afetam a população, inclusive a Sífilis, foram reduzidas e precisam ser retomadas.

Palavras-chave

Sífilis, Infecções por Treponema, Gestantes.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Renata Lia Coragem de Carvalho, Rildo Mendes de Lima, Darcley Alves Brito, Maria Auxiliadora Monteiro Novaes, Ana Ruth Lima Arcanjo, Tirza Peixoto Mattos, Tatyana Costa Amorim Ramos, Daniel Barros de Castro, Symonara da Silva Viana, Marlucia da Silva Garrido