57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Aspectos da sindemia de Covid-19 e Tuberculose no Estado do Amazonas

Introdução

Covid-19 e Tuberculose (TB) são doenças que apresentam semelhanças no modo de transmissão e no quadro clínico, afetando principalmente os pulmões. As evidências científicas mundiais apontam para maior gravidade e letalidade nos pacientes acometidos pelas duas doenças. No estado do Amazonas, a tuberculose é endêmica e de elevada morbimortalidade, com grande impacto da pandemia de Covid-19 na população, principalmente com o surgimento da variante B.1 (Gama). Utilizou-se o conceito de sindemia como processo de interação sinérgica entre duas ou mais doenças, no qual os efeitos se potencializam mutuamente.

Objetivo(s)

Descrever a sindemia de Tuberculose e Covid-19 no estado do Amazonas, a partir de dados da vigilância laboratorial.

Material e Métodos

Estudo descritivo de corte transversal de casos confirmados de tuberculose e Covid-19 nos mesmos indivíduos, obtidos do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-AM), no período de dezembro/2020 a dezembro/2021 e conferidos nos sistemas SINAN e SIM. As amostras foram oriundas dos hospitais de Manaus-AM, utilizando-se os métodos de RT-PCR em tempo real para Covid-19 e Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), baciloscopia e cultura para micobactérias.

Resultados e Conclusão

Foram identificados 82 casos com resultados laboratoriais confirmatórios de TB e Covid-19 no período analisado, sendo 46 casos (56,1%) de TB/Covid-19 associado e 36 (43,9%) com o diagnóstico em momentos distintos. Dentre os casos isolados, o diagnóstico de TB anterior ao de Covid-19 foi de 16,7% (6/36) e posterior, de 83,3% (30/36). Evoluíram para óbito 45,7% (21/46) dos casos de TB/Covid-19 e 5,6% (2/36) dos casos isolados. Do total de óbitos, 56,5% (13/23) eram homens, com idade entre 24 a 82 anos e 43,5% (10/23) eram mulheres, com idade entre 39 a 85 anos.
Apesar da pequena casuística, os dados sugerem que a tuberculose pode ter contribuído para a elevada letalidade da pandemia de Covid-19 no Amazonas. Nos casos isolados, destaca-se um maior número de casos de TB diagnosticados após o diagnóstico de Covid-19, demonstrando que pessoas anteriormente infectadas pelo bacilo da TB tendem a desenvolver a doença após Covid-19, seja pela queda da imunidade e/ou pelo uso de imunossupressores. Constata-se a necessidade de intensificar as ações de diagnóstico e tratamento da TB ativa e latente, a fim de reduzir a morbimortalidade por TB associada ou não à Covid-19 na população.

Palavras-chave

Covid-19, Tuberculose, Sindemia.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Ana Ruth Lima Arcanjo, Adriana Ayden Ferreira, Helen Jane Santos de Medeiros, Etelvina das Graças da C S Zaranza, Régia Cristina dos S Cavalcante, Gina Magda de Souza Sousa, Tirza Peixoto Mattos, Daniel Barros de Castro, Tatyana Costa Amorim Ramos, Marlucia da Silva Garrido