57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

MONITORAMENTO GENÔMICO DE SARS-CoV-2 ATRAVÉS IMPLANTAÇÃO DA TÉCNICA DE SEQUÊNCIAMENTO NO LACEN/PA

Introdução

A implantação de programas de sequenciamento exige um investimento substancial.

Objetivo(s)

Implantar a vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Laboratório Central do Estado do Pará; Monitorar as mutações e variantes que circulam no Estado; Realizar o depósito no GISAID dos sequenciamentos obtidos.

Material e Métodos

Para a extração e purificação do RNA foi utilizado o kit NAT Plus da Bio-Manguinhos; a transcrição reversa e a segunda fita de cDNA foi obtida com o kit IDT Artic V4 NCoV – 2019 Panel; a biblioteca foi preparada utilizando o kit Illumina® DNA Prep; o sequenciamento foi realizado através da plataforma MiSeq (Illumina) com a utilização do kit MiSeq® Reagent v3 (600 ciclos); foi desenvolvido um ambiente computacional utilizando os programas Genome Detective, Aliview, RStudio e Pangolim, para o tratamento dos dados do sequenciador.

Resultados e Conclusão

Em 2021, o LACEN/PA recebeu do MS um sequenciador de nova geração (MiSeq), outros equipamentos complementares e computadores para implantação do Laboratório de Bioinformática. Com investimento do Estado o laboratório passou por adequações estruturais para comportar as bancadas de montagem da biblioteca, sequenciamento e análise de bioinformática, além de investir na especialização de servidores; em fevereiro de 2022, ocorreu o treinamento da equipe e a partir desta data a técnica de sequenciamento de nova geração foi iniciada no LACEN/PA. Desde então já foram sequenciadas 475 amostras dos diversos municípios do Estado do Pará. Foram consideradas as sequências com cobertura ≥ 80%. No mês de janeiro foi detectada a co-circulação das variantes Delta e Ômicron, nos meses de fevereiro e março apenas a Ômicrom da sublinhagem BA.1, no meses de abril e maio obsevou-se a circulação da Ômicrom BA.2 e em junho já foi obvervada a co-circulação das sublinhagens BA.2, BA.4 e BA.5 da variante Ômicron. As sequências obtidas foram depositadas no GISAID para contribuição à rede mundial de monitoramento de linhagens de SARS-CoV2. O rastreamento da disseminação e das mutações do SARS-CoV2 ao longo do tempo permitem uma melhor compreensão do vírus. O sequenciamento sendo realizado no próprio Estado agiliza a obtenção de dados sobre as linhagens circulantes bem como as mutações que possam impactar na patogenicidade, na transmissão ou nas medidas preventivas adotadas, fornecendo informações relevantes para a concepção de estratégias de prevenção e controle das infecções causadas por este vírus.

Palavras-chave

SARS-CoV2, Sequenciamento

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Patricia Miriam Sayuri Sato Barros da Costa, Gleissy Adriane Lima Borges, Kátia Cristina de Lima Furtado, Shirley Moreira da Silva Chagas, Valnete das Graças Dantas Andrade, Alberto Simões Jorge Júnior