57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE NO BRASIL E MACRORREGIÕES

Introdução

Sendo a TB um problema crítico de saúde pública, a consequência mais evidente da pandemia da COVID-19 foi a diminuição de novos diagnósticos e notificações. Tal questão pode estar relacionada a diversos fatores, como dificuldade de acesso ao sistema de saúde, isolamento social, semelhança entre os sintomas das duas doenças, entre outros.

Objetivo(s)

Verificar o impacto causado pela COVID-19 na incidência da tuberculose no Brasil e suas macrorregiões.

Material e Métodos

Estudo ecológico de séries temporais realizado no Brasil e suas macrorregiões. Foram incluídos todos os casos confirmados de TB e notificados no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2021, obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foi utilizado o método de Série Temporal Interrompida (STI) para verificar o impacto da COVID-19 na incidência da tuberculose, em que foi considerado o mês de fevereiro de 2020 como ponto de corte.

Resultados e Conclusão

A partir da série temporal, observa-se que o Brasil e todas as suas regiões tiveram uma quebra de nível da série, sendo Brasil -8.10%, Norte -8.47%, Nordeste -4.92%, Sul -5.42%, Sudeste -5.70 e Centro-Oeste -15.35 que, além de ter apresentado maior queda na série, foi a única região que apresentou tendência temporal decrescente de -2.73%/mês após a chegada do novo coronavírus no país. Para diagnosticar TB em tempos de COVID-19 requer alta suspeição clínica, visto que ambas as doenças apresentam sintomas semelhantes incluindo febre e sintomas respiratórios, assim a enfermagem deve sempre suspeitar de TB, incentivar a realização de exames clínicos e referenciar a pessoa de maneira adequada. Levanta-se uma preocupação ainda maior em relação ao impacto da pandemia da COVID-19 não só nos índices de TB, mas das doenças infecciosas de modo geral em que se torna necessária a melhoria e elaboração de políticas públicas voltadas para o acesso aos serviços de saúde e acompanhamento ao longo de todo o tratamento.

Palavras-chave

COVID-19; Tuberculose; Avaliação do Impacto na Saúde; Estudos de Séries Temporais; Análise de Séries Temporais Interrompida; Estudos Ecológicos

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Thaís Zamboni Berra, Antônio Carlos Vieira Ramos, Murilo César do Nascimento, Yan Mathias Alves, Heriederson Sávio Dias Moura, Débora de Almeida Soares, Felipe Mendes Delpino, Juliana Soares Tenório de Araújo, Ruan Victor dos Santos Silva, Dulce Gomes, Ricardo Alexandre Arcêncio