57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

EMERGÊNCIA DE PERFIS ATÍPICOS DE PRODUÇÃO DE CARBAPENEMASES EM PSEUDOMONAS SPP E ACINETOBACTER SPP DURANTE A PANDEMIA COVID-19.

Introdução

A pandemia COVID-19 favoreceu a disseminação de micro-organismos resistentes aos antimicrobianos nos serviços de saúde. Os BGNs especialmente Acinetobacter e Pseudomonas são considerados os principais causadores de Infecções relacionadas a serviços de saúde (IRAS), o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificá-los como patógenos críticos e prioritários no enfrentamento da resistência antimicrobiana global. Dados nacionais apontam um aumento expressivo da circulação desses patógenos quando comparados os períodos pré e pós pandemia.

Objetivo(s)

Descrever os diferentes perfis de produção de carbapenemases observados em Acinetobacter e Pseudomonas durante o período da pandemia COVID -19.

Material e Métodos

Este trabalho relata os diferentes perfis de produção de carbapenemases observadas em Acinetobacter e Pseudomonas durante o período de janeiro de 2019 a junho de 2022, encaminhados pelos principais hospitais do estado ao LACEN-PA, para detecção dos genes produtores de carbapenemases: blaKPC, blaNDM, blaOXA-48, blaIMP e blaVIM, atualmente as de maior frequência mundial, utilizando o kit CARBA-R do sistema automatizado Gene Xpert.

Resultados e Conclusão

Durante o período avaliado foram processados um total de 2.773 isolados de diferentes gêneros. Em Acinetobacter spp, além da produção de OXA-23, foram observados a produção das carbapenemases não comuns como NDM, IMP, KPC, e a co-produção de OXA-23 e NDM. Nos isolados de Pseudomonas foram observados: P. aeruginosa e P. fluorescens produtores de KPC e um aumento da circulação da metalobetalactamase SPM na região norte. Esses perfis aqui relatados são atípicos e raros nesses gêneros bacterianos, no entanto, o aumento da incidência de IRAS durante a pandemia possivelmente impulsionou a disseminação desses mecanismos.
O surgimento de perfis atípicos de resistência microbiana demonstra a capacidade desses micro-organismos em evoluir rapidamente, e devido à natureza plasmidial desses genes, que eleva o potencial de disseminação, reforçamos a importância do monitoramento contínuo e o desenvolvimento de estudos para avaliar melhor este cenário, o impacto da sua disseminação e possível persistência no ambiente hospitalar.

Palavras-chave

Perfis atípicos
Carbapenemases
Acinetobacter spp
Pseudomonas spp

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Ana Judith Pires Garcia , Cinthya Manuella Lourinho de Matos, Erilene Cristina Da Silva Furtado, Rosa Marcia Correa Saraiva Gentil