57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA COVID-19 NOS DESFECHOS DOS CASOS DE TUBERCULOSE NO BRASIL

Introdução

Os impactos causados pelo novo coronavírus são profundos e afetaram todas as esferas da sociedade global e, com a pandemia instalada, cenários de vulnerabilidade social foram intensificados em diversos países, sobretudo em desenvolvimento, envolvendo principalmente questões relacionadas à saúde pública, acentuando ainda mais as desigualdades já existentes e agravando o quadro de doenças, como a tuberculose (TB).

Objetivo(s)

Verificar o impacto causado pela COVID-19 nos índices dos desfechos dos casos de TB no Brasil.

Material e Métodos

Estudo ecológico de séries temporais realizado no Brasil. Foram incluídos todos os casos confirmados de TB e notificados no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2021, obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), agrupado de acordo com o desfecho de tratamento (cura, abandono de tratamento ou óbito). Casos com outros desfechos não foram considerados. Foi utilizado o método de Série Temporal Interrompida (STI) para verificar o impacto da COVID-19 nos desfechos dos casos de TB, em que foi considerado o mês de fevereiro de 2020 como ponto de corte.

Resultados e Conclusão

RESULTADOS: Dentre os desfechos analisados, a série temporal para a cura apresentou quebra de nível de -1.98% (IC95%: -0.54 - -5.96) com a chegada do novo coronavírus no país. A partir de fevereiro de 2020, a cura passou a apresentar tendência temporal decrescente de -15.02% ao mês (IC95%: -25.20 - -46.21), assim como o abandono de tratamento com queda de -1.98% ao mês (IC95%: -31.17 - -34.65) e o óbito com queda de -15.35% ao mês (IC95%: -3.17 - -30.64). A COVID-19 influenciou, frente às medidas de proteção adotadas, no seguimento e na adesão ao tratamento da TB, além de também ter intensificado a vulnerabilidade social e, consequentemente, na incidência da TB, visto que já é conhecida a relação entre a doença e os determinantes sociais da saúde. Desse modo, com os resultados do presente estudo, levanta-se uma preocupação ainda maior em relação ao impacto da pandemia da COVID-19 não só nos índices de TB, mas das doenças infecciosas de modo geral em que torna-se necessária a melhoria e elaboração de políticas públicas voltadas para o acesso aos serviços de saúde e acompanhamento ao longo de todo o tratamento.

Palavras-chave

COVID-19; Tuberculose; Avaliação do Impacto na Saúde; Estudos de Séries Temporais; Análise de Séries Temporais Interrompida; Estudos Ecológicos

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Thaís Zamboni Berra, Antônio Carlos Vieira Ramos, Murilo César do Nascimento, Yan Mathias Alves, Heriederson Sávio Dias Moura, Débora de Almeida Soares, Felipe Mendes Delpino, Reginaldo Bazon Vaz Tavares, Ariela Fehr Tartaro, Dulce Gomes, Ricardo Alexandre Arcêncio