57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE TUBERCULOSE DISSEMINADA COM ENVOLVIMENTO UROGENITAL, PULMONAR E PERICÁRDICO EM PACIENTE INDÍGENA

Objetivos(s)

Expor um caso de tuberculose disseminada com acometimento pericárdico em indivíduo indígena, a princípio, sem imunodeficiência comprovada.

Relato do Caso

Paciente masculino, 23 anos, venezuelano, indígena, vivendo em situação de vulnerabilidade social (morador de abrigo), com histórico de dor torácica não ventilatório dependente, dispneia aos esforços evoluindo com piora progressiva, associada a febre baixa, tosse produtiva com expectoração esbranquiçada, por vezes com escarro hemoptoico e anasarca por cerca de dois meses. No momento da admissão hospitalar, paciente apresentava icterícia (3+/4), taquicardia e hipertensão arterial. Realizada TC de tórax que evidenciou derrame pericárdico moderado, derrame pleural bibasal de pequeno volume e discretas opacidades parenquimatosas reticulares com padrão em vidro fosco no segmento anterior do lobo superior esquerdo e basal medial a direita. Aventada a possibilidade diagnóstica de Tuberculose (TB) pulmonar e realizado teste rápido molecular para tuberculose (TRM – TB) e baciloscopia no escarro e na urina, com resultado detectável traços. Na ocasião iniciado tratamento antituberculose com esquema básico. Durante investigação diagnóstica, foram realizadas sorologias para HIV e Hepatites com resultado negativo, bem como realizado ecocardiograma transtorácico (ECOTT) que demonstrou presença de moderado derrame pericárdico, com presença de derrame pleural septado. Suspeitou - se então de TB pericárdica, sendo associado ao tratamento a Prednisona (1mg/kg/dia). Após dez dias de tratamento, paciente evoluiu com melhora clínico-laboratorial, no ECOTT de controle, foi demonstrando ausência do derrame pleural e pericárdico. Recebeu alta por melhora clínica com encaminhamento para seguimento ambulatorial.

Conclusão

A Tuberculose (TB) é uma doença causada por bactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis, sendo o pulmão o órgão mais acometido. As formas extrapulmonares são menos comuns, apresentando sinais e sintomas variados e inespecíficos, dependendo muito de qual órgão é acometido e da resposta imune do hospedeiro. No caso da pericardite tuberculosa os sintomas cardinais são: dor torácica, dispneia e tosse seca, podendo haver sintomas tais como taquicardia, hipertensão arterial, turgência de jugular, edema de membros inferiores e febre. Idealmente o diagnóstico deve ser realizado pela identificação do bacilo em tecido pericárdico, porém o ecocardiograma pode ser utilizado para o diagnóstico presuntivo.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Lorena Cristine Rodrigues De OLiveira, Paula Bonates Bessa