57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

TAK-003 induz resposta de anticorpos anti-NS1 sustentada, tetravalente e robusta abrangendo todas idades e independente do estado imune prévio.

Introdução

Dengue vírus (DENV) é um flavivírus que causa significativo ônus à saúde em todo o mundo. A exposição ao DENV pode causar desde dengue assintomática, passando pela dengue febril até as formas hemorrágicas/graves e potencialmente fatais, caracterizadas pela disfunção endotelial e extravasamento vascular. A proteína não estrutural 1 (NS1) é a única secretada pelas células infectadas pelo DENV e está relacionada à replicação viral e evasão imune. A resposta de anticorpos anti-NS1 pode desempenhar um papel na proteção contra doenças graves. A vacina candidata contra dengue da Takeda TAK003 consiste em um vírus DENV-2 atenuado, três vírus quiméricos geneticamente modificados, contendo a proteína pré-membrana e genes da proteína E de DENV-1, -3 e -4, utilizando o arcabouço do DENV-2 atenuado. O arcabouço do DENV-2 da TAK-003 inclui a NS1.

Objetivo(s)

Avaliar a magnitude e persistência da resposta anticorpo específica (IgG), anti-NS1 para DENV-2 e resposta cruzada anti-NS1 para DENV-1,-3 e -4 induzida pela vacina TAK-003 em crianças, adolescentes e adultos.

Material e Métodos

Foi utilizado o teste ELISA indireto para medir anticorpos IgG anti-NS1 da dengue nos participantes, antes e após vacinação com a TAK003. Foram testadas amostras de dois diferentes estudos clínicos fase 3 conduzidos em países endêmicos (DEN-301, NCT02747927) e não endêmicos (DEN-304, NCT03423173).

Resultados e Conclusão

Os dados demonstram que a resposta IgG anti-NS1 tem um pico 120 dias após a vacinação (30 dias após a segunda dose), seguido por uma resposta sustentada acima da linha de base até o dia 450 (360 dias após a segunda dose) na população soronegativa e soropositiva. A resposta IgG anti-NS1 em participantes soronegativos segue em magnitude de forma hierárquica, com os níveis mais elevados de anticorpos anti-NS1 para DENV-2, seguido pela resposta cruzada anti-NS1 para DENV-1, -3 e -4 respectivamente. A resposta anti-NS1 na população soropositiva permaneceu maior que a população soronegativa mesmo após a vacinação.

Esses dados demonstram que a TAK-003 produz resposta de anticorpos anti-NS1 sustentada, tetravalente e robusta em crianças, adolescentes e adultos de países endêmicos e não endêmicos, independente do estado imune prévio (soropositivo ou soronegativo).

Palavras-chave

dengue; TAK-003; vacina; proteína não estrutural 1; anti-NS1, resposta IgG

Área

Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante

Autores

Heather Watkins, Nicole Nessere, Lydia Cox, Ayaku Miura, Vianney Tricou, Shibadas Biswal, Mayuri Sharma, Denise Alves Abud