57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Inovação na pandemia: implantação de um instrumento de monitoramento de surtos de COVID-19 no estado do Rio Grande do Sul

Introdução

O monitoramento e acompanhamento de surtos de síndrome gripal associados à COVID-19 consistem numa importante estratégia de manejo da pandemia, favorecendo a resposta frente à ocorrência de casos em locais de maior risco e com populações mais suscetíveis ao contágio e/ou à manifestação de sintomas mais graves.
Tendo isso em vista, planilhas de monitoramento dos surtos de síndrome gripal associadas à COVID-19 foram desenvolvidas pela vigilância em saúde do Rio Grande do Sul- RS para acompanhamento dos surtos nos seguintes locais: frigoríficos e laticínios (categoria 1), empresas em geral (acima de 50 funcionários) (categoria 2), Instituições de Longa Permanência (categoria 3) e Instituições de Longa Permanência de Idosos (categoria 4).

Objetivo(s)

Relatar o desenvolvimento de tecnologia em saúde para análise descritiva do monitoramento dos surtos de COVID-19 notificados à vigilância estadual do RS a partir do mês de abril de 2020.

Material e Métodos

Para cada surto notificado foi criada uma planilha de preenchimento online na plataforma Google Docs, visando a inserção de informações relacionadas ao evento – município do estabelecimento, população de expostos, imunização, método de testagem, casos confirmados, óbitos e notificação do surto e dos casos nos Sistemas de Informação em Saúde (Sinan Net, eSUS Notifica e Sivep Gripe). A responsabilidade pelo preenchimento das informações foi designada para as vigilâncias em saúde municipais, com a cooperação das instituições monitoradas e com a supervisão da vigilância estadual.

Resultados e Conclusão

Foram notificados e acompanhados 2.148 surtos de síndrome gripal associados à COVID-19, no estado do RS, no período de abril de 2020 até a data de 13/06/2022. Destes, 126 surtos pertencem à categoria 1, 543 surtos pertencem à categoria 2, 335 pertencem à categoria 3 e 1.144 pertencem à categoria 4.
Através do estudo epidemiológico dos surtos, seus fatores contribuintes e seus desfechos, bem como o estudo das populações expostas e seus determinantes, condicionantes e vulnerabilidades, foi possível traçar estratégias visando à atenuação dos efeitos e a prevenção de novas ocorrências.
A criação e implementação da ferramenta de trabalho possibilitou o acompanhamento dos surtos de COVID-19 ocorridos concomitantemente em diversos locais do RS. E assim, medidas de controle foram aplicadas in loco, a fim de impedir que o surto contribuísse para o agravamento da pandemia na comunidade ao redor.

Palavras-chave

Surtos de Covid-19, pandemia, vigilância em saúde, SARS-CoV-2

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Lílian Borges Teixeira, Marina Bystronski Abreu, Joaquim Basso Cartana, Vivian Oliveira Estevam, Leandro Santos de Oliveira, Eduardo Viegas da Silva, Giovana Dallaio Curzel, Bruna Dináh Krummenauer Formenton, Lucas Signori, Thomas Lucas Lazzeri da Silva, Vanda Garibotti