57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

VACINAÇÃO COM O BACILO DE CALMETTE-GUÉRIN (BCG) ALTERA O PERFIL DE EXPRESSÃO DO GENE RAB11A EM INDIVÍDUOS COM TUBERCULOSE PULMONAR ATIVA

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa de difícil controle, devido aos diferentes estados de equilíbrio entre a infecção e a resposta imune do indivíduo em sua evolução natural. Os mecanismos envolvidos na progressão da doença não são totalmente estabelecidos, e o perfil de expressão gênica vem sendo estudado com o objetivo de buscar biomarcadores que auxiliem no entendimento dos processos envolvidos na imunopatogênese da TB e no desenvolvimento de estratégias para o combate da doença. A vacina com o Bacilo de Calmette-Guérin (BCG) têm sido apontada com a possibilidade de modular a resposta do hospedeiro e sua eficácia contra a TB têm sido amplamente discutida, porém ainda não se sabe totalmente sobre quais seriam esses efeitos e a sua duração no organismo.

Objetivo(s)

Buscamos, no presente trabalho, caracterizar o perfil de expressão gênica ao considerar as modificações associadas à vacinação com BCG na resposta à micobactéria tuberculosa.

Material e Métodos

Por meio de uma metanálise de dados de transcriptoma, três conjuntos de dados de transcriptoma obtidos do repositório público Gene Expression Omnibus (GEO) foram reanalisados para identificação de genes diferencialmente expressos, os quais avaliaram amostras de sangue total de indivíduos com tuberculose ativa e latente, bem como controles saudáveis não infectados, com status conhecido de vacinação com a BCG.

Resultados e Conclusão

Conseguimos demonstrar que um gene da subfamília Rab11, o RAB25, apresentou-se superexpresso em indivíduos doentes e não vacinados com a BCG, quando comparados com indivíduos também com tuberculose ativa, porém vacinados. A subfamília Rab11 é composta por moléculas com elevada homologia, incluindo RAB11A e RAB11B, além do RAB25, e têm sido associadas em diferentes doenças com a possibilidade de modificar processos biológicos importantes no organismo. Experimentalmente, esse resultado foi corroborado em uma coorte da nossa população, em que avaliamos os três genes dessa subfamília e observamos valores médios de expressão maiores para o gene RAB11A em indivíduos doentes e não vacinados em relação aos vacinados, apesar do número reduzido de amostras não permitir uma comparação com poder estatístico. Em conclusão, validamos o RAB11A como uma molécula expressa de forma distinta em indivíduos com TB ativa consoante o estado vacinal, tornando-a um alvo para melhor investigação no contexto da TB.
Agências Financiadoras: FAPESB, CAPES.

Palavras-chave

tuberculose; BCG, expressão gênica, RAB11.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Scarlet Torres Moraes Mota, Artur Trancoso Lopo de Queiroz, Marcia Weber Carneiro, Kiyoshi Ferreira Fukutani, Paula Rocha Dantas-Silva, Camila Santos da Silva, Theolis Costa Barbosa Bessa