57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Impacto da COVID-19 no estado do Pará no início da epidemia. Uma análise dos casos notificados até a semana epidemiológica 18 de 2020.

Introdução

O primeiro caso de Covid-19 notificado no Pará ocorreu no dia 18 de março de 2020 pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA). A partir desse primeiro caso, a epidemia teve um grande impacto sobre a população e o sistema de saúde do estado.

Objetivo(s)

O objetivo deste estudo é apresentar uma análise do impacto do início da epidemia de COVID-19 até à 18a semana epidemiológica no estado do Pará.

Material e Métodos

A SESPA registrou e investigou todos os casos notificados no estado do Pará seguindo a definição de caso adotada pelo MS. Os casos internados e os casos de óbitos foram investigados através de planilha de acompanhamento dos casos. Foi elaborada uma curva epidêmica até a SE 18 de 2020. Foi realizada também uma análise de sobrevida com os dados clínicos obtidos através da planilha de acompanhamento dos casos, utilizando-se o programa R.

Resultados e Conclusão

A curva epidêmica mostrou que o maior número de casos notificados ocorreu na semana epidemiológica 15, enquanto a curva epidêmica de óbitos mostrou que a maior parte dos óbitos ocorreu na semana epidemiológica 16. A taxa de detecção de casos no estado do Pará no período analisado foi de 32,7/105. Na capital, Belém, essa taxa chegou a 108,5/105, em um período de aproximadamente um mês. Um modelo de regressão logística para o estudo dos fatores de risco associados ao óbito mostrou que o fator independente mais associado ao óbito foi Diabetes Mellitus (DM) (OR=4,33, IC95%: 1,55-12,11), seguida da faixa etária acima de 60 anos (OR=4,11, IC95%: 1,5-11,3) e doença cardiovascular (DCV) (OR=2,54, IC 95%: 0,88-7,3) . O modelo de Cox generalizado apresentou um tempo de sobrevida mediana de 8 dias e médio de 9,23 dias e confirmou esses três fatores associados a uma menor sobrevida. Em conclusão, os resultados apontam para um impacto bastante sensível da epidemia de COVID-19 no estado do Pará com um crescimento explosivo em seu início e o que resultou em um impacto profundo sobre o sistema de saúde, em especial pela característica de sindemia da COVID-19, impactando sobretudo os idosos, os que vivem com DM e com DCV.

Palavras-chave

COVID-19
Fatores de risco
Análise de sobrevida

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

BRUNO VINICIUS DA SILVA PINHEIRO, RUTE LEILA DOS REIS FLORES, VERONILCE BORGES DA SILVA, DAVID AURELIO VALE DO ROSÁRIO, MARCOS OLIVEIRA SILVA, ALCINÊS DA SILVA SOUSA JR, Haroldo José de Matos