57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise e comparação de dados de novos casos, cura e óbitos por tuberculose em idosos no período de 2001 a 2021 no Estado do Pará

Introdução

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta, majoritariamente, os pulmões, causada por uma micobactéria, o Mycobacterium tuberculosis. É uma doença de transmissão aérea e de fácil prevenção, a partir da vacina BCG, ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e pelo distanciamento social de pessoas com tuberculose. Apesar disso, a incidência da doença no Estado do Pará ainda é significativa, e ocorre em todas as faixas etárias.

Objetivo(s)

Comparar o número de novos casos, curas e óbitos por tuberculose em idosos no período de 2001 a 2021 no Estado do Pará.

Material e Métodos

Realizou-se uma análise de dados da plataforma DATASUS referentes aos casos novos de tuberculose em idosos (60 anos ou mais) no Pará, no período supracitado, os quais foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados e Conclusão

Houve um total de 10.379 novos casos de tuberculose em idosos durante esse período de tempo. Dentre eles, 2001 foi o ano com menor número de casos, apresentando 339 notificações, e 2019 foi o ano com maior número, apresentando 683 casos novos, mais que o dobro em relação a 2001. Isto posto, a partir do ano de 2019 observa-se uma pequena queda nesse quantitativo, passando para 580 notificações, em 2020, e 571, em 2021. A queda é ainda maior ao comparar o número de curas, que mostrava tendência a aumentas ao longo dos anos, mas decaíram de 465 curas, em 2019, para 326, em 2020, e para apenas 48 em 2021. Já o número de óbitos por tuberculose variou 12 e 33 ao longo do período, excluindo-se os anos de 2001 a 2004, nos quais não constavam as notificações, e os anos de 2005 e 2019, que tiveram 1 e 52 casos de óbito, respectivamente. Portanto, manteve-se praticamente constante.
Os números mostram que há uma tendência ao aumento no número de casos novos ao longo dos anos, iniciando um momento de decréscimo a partir de 2019, bem como decai também o número de curas. No entanto, analisando o período em questão, sabe-se que entre o ano de 2020 até a atualidade (2022) o mundo passa pela pandemia de COVID-19, o que pode ter tido reflexões nos casos de tuberculose, a saber, na diminuição do quantitativo de casos novos e de curas: por exemplo, pela adoção, por diversas pessoas, do hábito de evitar hospitais e unidades de saúde para prevenir a contaminação, o que pode ter contribuído para a subnotificação desses casos.

Palavras-chave

Tuberculose; Idosos; Pará

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Lucas da Silva Vinagre, Ailin Castelo Branco, Arthur Cavalcante Lopes, Ana Luiza Vasconcelos Pereira, Bianca Lumi Inomata da Silva, Felipe Kiyoshi Yoshino, Glória Calandrini de Amorim, Luane do Amor Divino Mattos, Micandria Yanka Fender Lobato, Thalyta Alves Rodrigues, Saul Rassy Carneiro