Dados do Trabalho
Título
CONSEQUÊNCIAS DO USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIÓTICOS NA INFÂNCIA
Introdução
Os antibióticos (ATB) são substâncias de origem natural ou sintética que agem sobre os microrganismos inibindo seu crescimento ou causando sua destruição. Seu uso excessivo é um grande desafio e prejudica as medidas de controle da resistência bacteriana em todo o mundo. Muitos são os fatores que acarretam isso, como as dificuldades para diferenciar clinicamente infecções de etiologia viral das bacterianas, a falsa crença de que o uso profilático de antibióticos poderia evitar a ocorrência de complicações, a pressão dos familiares pela prescrição, a falta de controle na venda desses fármacos.
Objetivo(s)
Esclarecer as consequências relacionadas ao uso indiscriminado dos antibióticos durante a infância.
Material e Métodos
Trata-se de uma pesquisa integrativa realizada nas bases de dados LILACS, PUBMED, MEDLINE e biblioteca Scielo através dos descritores: Resistência Bacteriana a Antibióticos; Uso Excessivo de Antibióticos; saúde da criança. A busca resultou em 50 estudos, que após uma análise minuciosa foram excluídos os que não atendiam aos critérios de inclusão, sendo selecionados os disponíveis na íntegra e de forma gratuita, estudo em humanos, idioma inglês e português e referentes aos anos de 2017 a 2022, somou-se 8 estudos compondo a amostra final.
Resultados e Conclusão
RESULTADOS: Os tipos e frequência das doenças variaram dependendo da idade, tipo de medicação, dose e número de doses, se é menino ou menina. Muitos pesquisadores apontam como consequência do uso de antibióticos durante os primeiros 6 meses de vida, o desenvolvimento subsequente de doenças alérgicas na infância, assim como a asma, doença celíaca, sobrepeso, obesidade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Além disso, o mau uso de ATB tem como efeito a resistência bacteriana, isso tem sido responsável por internações hospitalares de muitas crianças, assim como outras complicações que podem levá-las a óbito. CONCLUSÃO: Os autores especulam que mesmo que os ATB possam apenas afetar transitoriamente o microbioma e a coleção de microbiomas no corpo, isso pode ter consequências a longo prazo na saúde. Sabendo dos efeitos nocivos de seu uso injustificado, é necessário o desenvolvimento de políticas de saúde que oriente e conscientize sobre as consequências presentes e futuras que tais atos podem acarretar em uma criança. Desta forma, precisamos refletir na prática diária, onde muitas vezes nos deparamos com o comportamento errôneo de indicar antibióticos quando não são necessários.
Palavras-chave
Resistência bacteriana; microbioma; antibióticos.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
AYLI MICAELLY DA SILVA, GUTEMBERGUE LUCENA DE AZEVEDO, ANDREZA ALEXANDRE MORAIS, HONÓRIO PEREIRA DA SILVA NETO, WILGNA BEGNA FERREIRA PEREIRA, DANÚBIO LEITE DE ARAÚJO, BRUNNO HERBERT BASTOS QUEIROGA, MARÍLIA MILENA REMIGIO DA COSTA, TACIANA MELO DA CUNHA ANDRADE, CHRISTINE MELO MENEZES, OLAVO CARLOS ATUNES DE OLIVEIRA