57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NA SOBREVIVÊNCIA DO INSETO VETOR Rhodnius prolixus E NO DESENVOLVIMENTO DO PARASITO Trypanosoma cruzi EM SEU HOSPEDEIRO INVERTEBRADO.

Introdução

A doença de Chagas (ou tripanossomíase americana), é uma doença negligenciada causada pelo parasito Trypanosoma cruzi, sendo o inseto vetor, triatomíneo, o seu principal meio de transmissão. O número de casos de doença de Chagas via infecção oral tem aumentado, através de consumo de alimentos contaminados com inseto ou fezes de inseto infectado.

Objetivo(s)

Nesse trabalho realizamos uma triagem de óleos essenciais puros ou em emulsão via aplicação tópica e de contato, buscando os que apresentassem maior atividade biológica sobre a sobrevivência, ecdise, fagoinibição e infecção por T. cruzi em ninfas de Rhodnius prolixus.

Material e Métodos

Foram utilizadas ninfas de quinto estádio de R. prolixus provenientes da colônia do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos (LABFISI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Os óleos essenciais LICA, MF2FS e OLA foram fornecidos pelo Laboratório de Produtos Naturais de Farmanguinhos/FIOCRUZ, os óleos essenciais PILO e NEO foram fornecidos pelo Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF). No ensaio de aplicação tópica, 2µL de solução de óleos essenciais diluídos em diferentes solventes (DMSO, etanol e acetona) e em diferentes concentrações (2x ou 5x, 10x, 100x e 1000x) foi aplicado no dorso dos insetos 30 minutos antes da alimentação com sangue contendo ou não parasitos (1x107 epimastigotas/mL de sangue). O grupo controle recebeu 2µL de solvente utilizado na diluição dos produtos naturais e o grupo branco não recebeu solvente.

Resultados e Conclusão

Dentre os óleos essenciais analisados, o NEO (930µg/inseto) causou mortalidade em 58,5% dos insetos infectados e tratados. Em relação à taxa de fagoinibição, os tratamentos dos insetos com OLA e VMFS2 causaram 44% e 100% de inibição da alimentação sanguínea, respectivamente. A taxa de ecdise dos insetos infectados tratados com MF2FS e OLA causaram redução das taxas para até 0% e 27,3%, respectivamente.
O óleo essencial OLA causou 45,5% de má formação em adultos após ecdise. Em relação à infecção de T. cruzi, o óleo essencial NEO diluído em acetona reduziu significativamente a infecção por parasitos em todas as concentrações testadas. A triagem de diferentes óleos essenciais sobre a fisiologia do triatomíneo e no T.cruzi, foi capaz de identificar óleos essenciais com potencial ação de diminuição da sobrevivência, ecdise, alimentação sanguínea e infecção de T. cruzi em R. prolixus.

Palavras-chave

Palavras-chave: doença de Chagas, barbeiro, Trypanosoma cruzi, óleos essenciais.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

C M Anunciação S, Daniele P Castro, Ana C. b. Maria, A C F Amaral, L M Rocha, M. S. GONZALES