57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

O PROTAGONISMO DA ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19

Introdução

O coronavírus é uma doença altamente transmissível, sendo reportada como emergência de saúde pública mundial no ano de 2020.

Objetivo(s)

Descrever o protagonismo da enfermagem no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em uma unidade de urgência e emergência no município de Belém- Pará.

Material e Métodos

Pesquisa de campo, descritiva, realizada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no município de Belém-Pará. Participaram da pesquisa, 19 enfermeiros do turno da manhã, tarde e noite, sendo treze mulheres e seis homens. E como critérios de exclusão, profissionais que não são da área da enfermagem, enfermeiros que estiverem de férias ou afastados por qualquer tipo de licença durante o período da coleta dos dados da pesquisa, e que não atuaram durante o período de pandemia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e a análise dos dados de forma qualitativa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ) sob parecer CAAE: 46096921.2.0000.5701. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

Resultados e Conclusão

Resultados: Participaram do estudo 19 enfermeiros, que atuaram na linha de frente da COVID-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Daico, nos períodos de manhã, tarde e noite. São predominantemente, mulheres jovens, com idade entre 30 e 39 anos, e solteiras, quanto ao tempo de formação predominantemente de até cinco anos, nota-se que a maior parte dos entrevistados possuem pós-graduação, porém apenas um entrevistado tem pós-graduação em urgência e emergência e dois estão cursando esse tipo de pós-graduação. Emergiram dos dados quatro categorias temáticas: os enfermeiros da linha de frente da pandemia covid-19 em uma unidade de pronto atendimento Belém- Pará; o protagonismo da enfermagem na linha de frente ao combate a covid-19; a valorização da enfermagem na pandemia e o papel das mídias sociais: herói ou escravo? Desafios dos enfermeiros na linha de frente da pandemia da covid-19, por meio das quais os resultados foram descritos. Conclusão: O presente estudo evidenciou o cuidado de enfermagem como a base do protagonismo dos enfermeiros na linha de frente do atendimento ao paciente com COVID-19.

Palavras-chave

Covid-19; Enfermagem; Pandemia; Infecções por Coronavírus.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Ianny Ferreira Raiol Sousa, Marina Pereira Queiroz dos Santos, Iris Ferreira Raiol, Rosa Helena da Conceição Marques Monteiro, Juliana Conceição Dias Garcez, Karla Valéria Batista Lima, Ana Gracinda Ignácio da Silva