57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE MARITUBA - PARÁ, ENTRE 2015 E 2020.

Introdução

Hanseníase, uma das doenças mais antigas da humanidade é uma patologia crônica infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), um bacilo que possui um tropismo pelas partes dermatológica e neural periférica dos indivíduos. Cursa sintomatologicamente desde lesões na pele até neuropatias que podem levar a perda de funcionalidades, uma doença de notificação compulsória no Brasil que possui tratamento por meio da poliquimioterapia e é curável. Os casos concentram-se nas localizações menos desenvolvidas, Região Norte e o estado do Pará, pode levar a recidivas com possíveis complicações, como cegueira e perpetuação de transmissão da doença.

Objetivo(s)

Analisar o perfil clínico-epidemiológico da hanseníase no município de Marituba/PA, no período de 2015 a 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal descritivo, retrospectivo, avaliando os aspectos do perfil clínico-epidemiológico de pacientes com hanseníase baseado em dados obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), durante o período de 2015 a 2020. As variáveis foram: número de internações, sexo, faixa etária, forma clínica, números de lesões, classe operacional de diagnóstico e frequência por baciloscopia.

Resultados e Conclusão

Observou-se, no período estudado, que foram notificados no estado do Pará 19392 casos, na cidade de Marituba 2622 casos, destacando-se como município com maior número de notificações no estado. O sexo masculino foi o mais atingido com 1550 casos (≅ 59,11%), 521 pacientes (≅ 19,87%) foram da faixa etária de 30 a 39 anos. A forma clínica, a dimorfa apresentou maior porcentagem com 1739 casos (≅ 66,32%), seguida da forma virchowiana com 542 casos (≅ 20,67%), além disso, a classe operacional mais diagnosticada foi a multibacilar com 2289 casos (≅ 87,29%). Quanto à frequência e ao número de lesões cutâneas, 1390 pacientes(≅ 53 ,01%) apresentaram mais de 5 lesões cutâneas. A partir dos resultados, as maiores notificações foram em indivíduos do sexo masculino entre 30 a 39 anos, no município de Marituba/PA. Essa análise, vem contribuindo para avaliação epidemiológica, visando ações em saúde em locais mais afetados.

Palavras-chave

Hanseníase; Mycobacterium leprae; Saúde pública.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ALEXANDRE SOUZA DA CRUZ, ANDREZA DE JESUS SANTOS, MANUELA MARIA MENESES DE OLIVEIRA COSTA, SARAH NERES MENDES