57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Acidentes por animais peçonhentos no município de Belém-Pará

Introdução

Os animais peçonhentos são aqueles que inoculam, como mecanismo de defesa, veneno na vítima. Muitas vezes as picadas de serpente, de aranha, de escorpião, de lagarta ou de abelha são negligenciadas por parte da vítima. A demora pela busca de assistência médica, geralmente acaba repercutindo diretamente no agravo do acidente.

Objetivo(s)

Avaliar as notificações de acidentes por animais peçonhentos no município de Belém, durante os anos de 2012 a 2021. Além de verificar o tipo de animal, a prevalência de acidente e o tempo decorrido após a picada para o atendimento hospitalar

Material e Métodos

Estudo epidemiológico de caráter descritivo, realizado mediante coleta e análise de dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período de 2012-2021. Foram analisados os registros por tipo de acidente e tempo de picada/atendimento. A taxa de prevalência foi calculada dividindo o número de indivíduos afetados pelo número total de habitantes no mesmo período.

Resultados e Conclusão

No intervalo de 2012-2021 foram registrados 78.337 acidentes por animais peçonhentos na capital paraense, sendo aproximadamente 65% causados por serpentes, 24% por escorpiões e 4% por aranhas. A maior e a menor prevalência por picada foram, respectivamente, de serpente (91,94%) e de lagarta (0,24%). Em relação ao tempo picada/atendimento, a maioria dos casos ocorreu entre 1-3 horas para picadas de serpentes, e de 0-1 hora para acidentes com escorpiões, aranhas, abelhas, lagartas e outros animais. A partir dos dados elucidados, evidencia-se a importância de traçar estratégias e ações com intuito de prevenir esses tipos de acidentes, dado o agravamento que estes podem ocasionar se houver uma demora significativa na assistência médica.

Palavras-chave

Animais venenosos, aranha, escorpião, serpente, tempo de atendimento.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

Elisama Quintino Sales, Elenilse da Silva Araújo, Edneide Quintino Sales, Elesandra da Silva Araújo, João Paulo da Siva Sarmanho, Larissa Soudré Coutinho, Joyce Ruanne Correa da Silva, Amanda Botelho Pereira