57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Principais espécies de micobactérias não tuberculosas na região norte, 2019 a 2021.

Introdução

As micobactérias não tuberculosas (MNT) são ubíquas na natureza e podem causar doença em pessoas com baixa imunidade. Algumas micobacterioses apresentam quadro clínico pulmonar semelhante à tuberculose, o que pode confundir o diagnóstico e dificultar o tratamento. O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN) é referência regional para o diagnóstico de doenças respiratórias de condição crônica e realiza exames bacteriológicos para os estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá, Pará e Acre.

Objetivo(s)

Descrever as principais espécies de MNT identificadas no Laboratório Central do Amazonas (LACEN) nos anos 2019 a 2021.

Material e Métodos

Estudo descritivo de corte transversal de cultura para micobactérias registradas no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do LACEN-AM no período 2019 a 2021. Para a confirmação de caso de MNT foi utilizado o método de imunocromatografia e identificação fenotípica em duas amostras de tecidos não estéreis ou uma amostra de sítio considerado estéril ou nobre.

Resultados e Conclusão

No período foram registradas 4.342 culturas para micobactérias, das quais 227 (5,2%) foram positivas. Destas, 42 (18,5%) foram casos confirmados de MNT, sendo 23 (54,8%) do Amazonas, 8(19,0%) de Rondônia, 8(19,0%) de Roraima e 3(7,1%) do Amapá. As espécies predominantes dentre as MNT de crescimento lento foram: complexo M. avium (subespécies M. avium e M. intracellulare) (40,5%) e M. kansasii (9,5%). Dentre as MNT de crescimento rápido predominou o Complexo M. abscessus com as subespécies M. abscessus, M. bolleti e M. massiliense (21,4%) e M. fortuitum (16,7%). Outras espécies identificadas M. mantenii, M. paracrosfulaceum e M. wolinky (11,9%). Os resultados ilustram a diversidade de espécies de MNT na região amazônica e a necessidade de realizar cultura para investigar MNT em pacientes com suspeita de tuberculose, principalmente naqueles com evolução insatisfatória do tratamento e/ou recidiva da doença. O laboratório é um componente fundamental no diagnóstico das doenças pulmonares causadas por agentes infecciosos, devido a múltiplos agentes causais, principalmente na região amazônica. A identificação de MNT ao nível de espécie e subespécies pode fornecer informações clínicas e epidemiológicas importantes para o manejo adequado dos casos.

Palavras-chave

Micobactérias não tuberculosas; Infecções por micobactérias não tuberculosas; Micobactérias atípicas.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Adriana Ayden Ferreira, Helen Jane Santos de Medeiros, Etelvina das Graças C S Zaranza, Regia Cristina dos S Cavalcante, Gina Magda de Souza Sousa, Ana Ruth Lima Arcanjo, Daniel Barros de Castro, Tatyana Costa Amorim Ramos, Nicole Menezes de Souza, Artemir Coelho de Brito, Marlucia da Silva Garrido