57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Efeito da combinação do fungo Aspergillus niger com diferentes parâmetros na eclosão das larvas do vetor Aedes aegypti

Introdução

O controle do mosquito Ae. aegypti é baseado, principalmente, no uso de inseticidas sintéticos. Porém, a detecção de populações resistentes tem estimulado a pesquisa de métodos alternativos de controle. Essa busca tem elevado o interesse em fungos como candidatos ao biocontrole. Embora, a susceptibilidade das larvas de Ae. aegypti ao fungo A. niger seja conhecida, não há informação sobre a atividade dessa espécie contra os ovos. Em específico, é pertinente estudar o A. niger devido a sua alta tolerância ao estresse e variedade de substratos de consumo.

Objetivo(s)

Avaliar o efeito da combinação do A. niger com diferentes parâmetros na eclosão das larvas do Ae. aegypti.

Material e Métodos

Os ovos de Ae. aegypti foram cedidos pelo centro de entomologia da FMT-HVD. Já a cepa de A. niger foi reativada da coleção de fungos da Fiocruz Amazônia (CFAM) e submetida ao procedimento de diluição seriada. Um planejamento fatorial 24 foi desenhado com quatro variáveis independentes (concentração, formulação, umidade e tempo de exposição) resultando em 19 diferentes combinações. Depois, os ovos foram expostos ao fungo nas 19 condições experimentais à 28°C. Após isso, esses ovos foram imersos em água e a eclosão larval foi verificada durante 10 dias; sendo a análise estatística realizada utilizando o software Minitab. Em paralelo, uma análise por microscopia eletrônica de varredura foi realizada.

Resultados e Conclusão

Percebeu-se que após o período de exposição, os ovos continham micélio de A. niger sobre o exocórion. Além disso, as combinações experimentais 1,2,5,6,7 e 10 resultaram na eclosão de nenhuma larva; sendo que tais experimentos têm em comum o óleo mineral 0,5% na formulação. Já no gráfico de Pareto, notou-se que a formulação do inóculo, concentração de conídios e a umidade, foram os fatores que mais influenciaram na taxa de eclosão. Adicionalmente, na análise de otimização de respostas observou-se que a união da concentração 1x108 conídios.mL-1, óleo mineral 0,5%, 75% UR e 15 dias de exposição, foram os parâmetros ideais para obter a mínima taxa de eclosão para esta cepa. De forma complementar, nas eletronmicrografias observou-se indícios de penetração fúngica com os tubos germinativos completamente embutidos no exocórion dos ovos. Portanto, esse estudo demonstra que A. niger tem potencial entomopatogênico contra ovos de Ae. aegypti; sendo que esses dados podem servir como base para futuros trabalhos que busquem alternativas para o biocontrole desse vetor.

Palavras-chave

Biocontrole; Fungos entomopatogênicos; Aspergillus niger.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Alessandra Silva Silva, Mesaqueuri Mota Nonato, Andréia Costa Paz, Kemily Nunes Silva Moya, Priscila Ferreira Aquino