57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

DETECÇÃO MOLECULAR DE PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) 16 E 18 EM MULHERES JOVENS DIAGNOSTICADAS COM LESÕES INTRAEPITELIAIS CERVICAIS DE GRAU 2 E 3

Introdução

As Neoplasias Intraepiteliais Cervicais (NICs) de alto grau (2 e 3) são consideradas as lesões precursoras que antecedem o câncer do colo do útero. O desenvolvimento das NICs para neoplasia maligna está diretamente relacionado à infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV), principalmente os genótipos de alto risco 16 e 18. Nas mulheres jovens, a história evolutiva dessas lesões tende a progredir mais rapidamente devido à maturação tardia da zona de transformação (ZT), a qual aumenta a vulnerabilidade do colo do útero às infecções por HPV.

Objetivo(s)

Assim, este trabalho teve o intuito de detectar a presença do HPV 16 e 18 nos tecidos cervicais de mulheres jovens diagnosticadas com NIC 2 ou 3.

Material e Métodos

Este é um estudo descritivo e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE de n. 71342417.4.0000.0004). Neste, tecidos cervicais (lesão e margens adjacentes) foram coletados de 59 mulheres jovens entre 18 à 40 anos, durante o procedimento de conização. A avaliação molecular quanto a detecção do HPV e seus tipos oncogênicos 16 e 18 foi realizada em todas as participantes, através das técnicas de extração de DNA, quantificação e PCR em tempo real.

Resultados e Conclusão

Verificou-se que a média de idade foi de 33,5 ± DP 5,49 anos, e, cerca de 76,27% das jovens foram diagnosticadas com NIC de grau 3. De modo geral, o DNA do HPV foi detectado em 44,07% das pacientes, independente de lesão, margem e/ou genótipo. Contudo, observou-se que o genótipo HPV 16 foi presente em 30% dos tecidos de lesões e margens das pacientes, e destas amostras, houve um maior número de detecção na lesão (35,09%) do que na margem (21,21%). Em contrapartida, o HPV 18 foi detectado em apenas duas amostras (2,4%), sendo uma de margem e outra de lesão cervical, entretanto em pacientes diferentes. E ainda, observou-se uma coinfecção entre HPV 16/18 em uma amostra de margem com NIC 3. Portanto, esses resultados destacam a importância do diagnóstico molecular e do rastreamento na população mais jovem também, visto que grande parte são diagnosticadas tardiamente com NIC 3 e o HPV 16 e/ou 18 foi encontrado presente nos tecidos cervicais das mulheres analisadas nesse projeto. Além disso, informações sobre as características moleculares e detecção do HPV mais específicas, como nas margens e lesões, podem contribuir para os programas de rastreio, tratamento e seguimento voltado a população jovem na região Norte.

Palavras-chave

Lesões intraepiteliais cervicais, mulheres jovens, HPV.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Alessandra Silva Silva, Cícera Suziene Ferreira Lisboa, Cláudia Patrícia Mendes Araújo, Luana Quadros Sousa Leão, Anderson Ferreira Gonçalves, Gilson José Corrêa, Zeliene Araújo Souza, Valquíria Carmo Alves Martins, Kátia Luz Torres, Priscila Ferreira Aquino