Dados do Trabalho
Título
HANSENÍASE E COVID-19: UMA SÉRIE DE CASOS
Objetivo(s)
Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência e alterações clínicas da hanseníase associada à covid-19 em pacientes atendidos em ambulatório de referência em Belém/Pa.
Material e Métodos
Trata-se de pesquisa transversal descritiva, por entrevistas presenciais e por meio de ligações telefônicas, utilizando questionário base de pesquisa, com o apoio da análise de prontuários dos pacientes interrogados e de centro de referência no tratamento de hansenianos em Belém-PA.
Resultados e Conclusão
RESULTADOS: foram entrevistados 46 pacientes, portadores de hanseníase, atendidos em ambulatório de referência. Do total, 36 alegaram não ter tido sintomatologia para COVID-19 em nenhum momento e apenas 9 tiveram manifestações clínicas e diagnóstico positivo para COVID-19. Dos pacientes positivados, apenas um relatou ter tido exacerbação das lesões hansênicas após infecção por Sars-cov-2, mas também afirmou ter parado a terapia medicamentosa da doença para poder tratar a COVID-19. CONCLUSÃO: pela análise dos resultados, foi observado uma ausência de correlação relevante entre a infecção por Sars-cov-2 e a ocorrência de manifestações clínicas da hanseníase, bem como o desencadeamento de quadros reacionais.
Palavras-chave
COVID-19; PANDEMIA; HANSENÍASE
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
NAHIMA CASTELO ALBUQUERQUE, Ana Paula Linhares Santos, Giovanna Vieira Costa, Isabela Rodrigues Pires Ferreira, Juliana Moraes Silva, Thayse Moraes Moraes, GEOVANNA LEMOS LOPES, Thomaz Xavier Carneiro, GERALDO MARIANO MORAES MACEDO, Amanda Caroline Nunes Santos, MARILIA BRASIL XAVIER