57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL NOSOLÓGICO DAS DOENÇAS ENDÊMICAS ATENDIDAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM SERVIÇO DE DERMATOLOGIA TROPICAL E DOENÇAS INFECCIOSAS LOCALIZADO EM BELÉM-PA, BRASIL.

Introdução

Objetivo(s)

Esse trabalho objetiva descrever o perfil nosológico da assistência dermatológica e de doenças infecciosas de um serviço de referência em doenças tropicais localizado na capital do estado do Pará durante o período que compreendeu os dois primeiros anos da pandemia da Covid-19.

Material e Métodos

Estudo descritivo e retrospectivo, com análise de registros de um serviço de referência no Estado do Pará durante os anos de 2020 e 2021. Foram coletados dados referentes ao número de atendimentos e número de casos novos das principais doenças atendidas no serviço. Os dados são apresentados através de estatística descritiva.

Resultados e Conclusão

No ano de 2020 o número de atendimentos foi de 1980 e em 2021 de 1865, totalizando 3815, entre consultas e exames realizados. Em 2020, a incidência em consultas de dermatologia tropical foi igual a 26%, sendo 8% a incidência referente a queixas dermatológicas em HTLV, 11% em hepatites virais e 10% em infectologia com ênfase em HTLV, dengue e chikunguya. No ano de 2021, as incidências foram de 32% em consultas dermatológicas, 35% em doenças infectocontagiosas, 16% em hepatites virais e 3% em chikunguya. O número de biópsias realizadas no mesmo ano totalizaram 21. O número de novos casos de Hanseníase no ano de 2020 foram 11 e em 2021 totalizaram 7 casos. Outras dermatoses foram registradas em 2020 e 2021, incluindo 3 casos, entre psicodermatose, intradermite e necrobiose. No Brasil, as doenças de pele figuram entre as três primeiras causas de demanda aos serviços de saúde. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) manifestou a importância do levantamento nosológico das diversas regiões brasileiras, observando maior prevalência dos tumores cutâneos, infecções cutâneas, eczemas e afecções dos anexos. O perfil de atendimentos do serviço em questão difere do encontrado nacionalmente por se tratar de um ambulatório especializado.

Palavras-chave

Pandemia; Covid-19; dermatologia

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

NAHIMA CASTELO ALBUQUERQUE, Mariana Garcia Borges Nascimento, Thayse Moraes Moraes , Giovanna Vieira Costa, Juliana Moraes Silva, Ana Paula Linhares Santos, Isabela Rodrigues Pires Ferreira, Diego Vinicius Costa Novais, DANUSA NEVES SOMENSI , MARILIA BRASIL XAVIER