57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DAS VÍTIMAS POR ACIDENTES OFÍDICOS NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO/PA, NO PERÍODO DE 2012 A 2021.

Introdução

Acidente ofídico é o quadro ocasionado pela inoculação da peçonha devido a picada de serpentes. No Brasil, os acidentes são divididos em botrópico, crotálico, laquético e elapídico, sendo a região norte do país com o maior número de notificações de acidentes. Nesse contexto, devido à alta mortalidade dos casos, houve há inclusão desse agravo na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença tropical negligenciada.

Objetivo(s)

Descrever o perfil epidemiológico de acidentes ofídicos no município de Redenção/PA, no período de 2012 a 2021

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal e descritivo, analisando os dados obtidos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Evidenciou-se as variáveis: notificação por tipo de acidente, mês do acidente, sexo, faixa etária, classificação, evolução do caso e tipo de serpente, no município de Redenção/PA, no período de 2012 a 2021.

Resultados e Conclusão

A partir dos dados analisados, dentre os 578 acidentes por animais peçonhentos, 547 foram ofídicos (≅ 94,63%). No período avaliado, os dois meses com maiores números de casos foram o de maio (n= 67; ≅ 12,24%) e de dezembro (n= 62; 11,33%), além disso, observou-se como aspectos epidemiológicos, um predomínio de pacientes do sexo masculino (n= 405; ≅ 74,04%), indivíduos com idade entre 20 e 39 anos (n= 192; ≅ 35,10%) e a maioria dos casos manifestaram-se de forma leve (n=274; ≅ 50,09%). Ademais, do total das vítimas, 511 (≅ 93,41%) evoluíram para cura e 3 casos (≅ 0,54%) evoluíram para óbitos pelo agravo notificado. Destaca-se entre os tipos de serpentes com maior número de casos a cobra do gênero Bothrops com 480 casos (≅ 87,75%).
Diante disso, é possível evidenciar, no período avaliado, que a maior ocorrência dos casos de acidentes ofídicos, em Redenção, foi nos meses de maio e dezembro, pacientes do sexo masculino e indivíduos na faixa etária entre 20 e 39 anos. Além disso, a sintomatologia presente foi de forma leve, evidenciando um prognóstico de cura elevado e baixa mortalidade. Acerca do tipo de serpente, boa parte dos acidentes ofídicos foram cometidos pela cobra do tipo botrópico, ou seja, há um elevado número de acidentes botrópicos, por espécies de jararacas, como a urutu-cruzeiro, jararacuçu e caiçara. Dessa forma, levando em consideração os dados encontrados, conclui-se que essa temática é um problema de saúde pública relevante no município de Redenção e necessita de medidas para redução do número de casos.

Palavras-chave

Acidentes ofídicos, Epidemiologia, Saúde Pública

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

ALEXANDRE SOUZA DA CRUZ, ALLINE DOS REIS CASTRO AZEVEDO, ANNA VALÉRIA FERREIRA SILVA, ANDREZA DE JESUS SANTOS, FRANCISCO CLEBER BRITO ROCHA JUNIOR, HIAM PINHEIRO LANDIM, LUMA VASCONCELOS, MANUELA MARIA MENESES DE OLIVEIRA COSTA, PABLO VINÍCIUS MORAES DE SOUSA SOBRINHO, SARAH NERES MENDES