57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Impacto do fechamento dos esgotos no controle de roedores em área de elevada incidência de leptospirose em Salvador-Brasil

Introdução

Doenças zoonóticas emergentes e reemergentes representam um grande problema de saúde pública, principalmente em regiões onde as vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas são evidentes, caso do Brasil. A distribuição e abundância dos reservatórios zoonóticos e as interações com o ambiente exercem um papel fundamental na transmissão destas doenças. No caso da leptospirose urbana, doença que tem ratos como principal hospedeiro da bactéria Leptospira sp., os esgotos a céu aberto têm sido associados a presença dos roedores e, consequentemente, à exposição humana, já que o controle destes não tem sido eficaz. Contudo, intervenções ambientais como os fechamentos dos esgotos nestes espaços podem ter impacto direto na população de roedores e na dinâmica de transmissão da leptospirose, em áreas de elevada incidência.

Objetivo(s)

Medir os efeitos das intervenções sanitárias de fechamentos dos esgotos e drenagem na presença de roedores numa comunidade urbana de Salvador, BA-Brasil.

Material e Métodos

Trata-se de estudo descritivo, longitudinal, para medir a presença de roedores em local de intervenção em saneamento (esgotamento e drenagem). A intervenção ocorreu durante 03/2018 a 09/2018, sendo que a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) realizou obras de infraestrutura e de drenagem que fechou os esgotos em determinada área do distrito sanitário de Pau da Lima-Salvador. Dados de monitoramento de roedores permitiram analisar o impacto antes e após a intervenção. Modelo linear misto foi realizado para relacionar a intervenção sanitária com a população de roedores, ajustando os fatores de confusão.

Resultados e Conclusão

Observamos diminuição na taxa de presença de roedores antes e após intervenção, respectivamente 43% e 14% (P=0,002). No modelo multivariado, os fechamentos dos esgotos reduziram a chance de presença dos roedores (OR:0,40;95%IC:0,33-0,49).Contudo, a presença de lixo (OR:2,28;95%CI:2,03-2,57) e vegetação (OR:1,81;95%CI:1,51-2,17) afetou positivamente a presença de ratos independente da intervenção. A intervenção mostrou-se eficaz na redução da presença de ratos. O fechamento do esgoto integrado à ações de higiene podem ser eficazes na redução da incidência de leptospirose nas comunidades empobrecidas.

Palavras-chave

Leptospirose, intervenções ambientais, ratos, saneamento

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Fabio Neves Souza, Hussein Khalil, Max Eyre, Cleber Cremonese, Federico Costa