57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Geoprocessamento como ferramenta para a compreensão dos fatores ambientais envolvidos na transmissão da toxoplasmose congênita e gestacional na cidade de Macaé, Rio de Janeiro.

Introdução

A toxoplasmose é uma doença de distribuição mundial causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, cujas principais vias de transmissão são a vertical, e a oral, pela ingestão de água e alimentos contaminados (sobretudo vegetais e frutas) com o oocisto contendo as formas esporozoítas, e de carne mal cozida contendo as formas bradizoítas em cistos teciduais. No Brasil, possui elevada prevalência, o que evidencia a necessidade de políticas públicas de saúde para sua compreensão e seu controle. Nesse sentido, fazem-se necessárias a adoção de estratégias que utilizem novas tecnologias para melhor entender a dinâmica da doença.

Objetivo(s)

Nosso estudo lançou mão do uso de ferramentas de geoprocessamento para mapear os casos de toxoplasmose congênita e gestacional, e assim definir possíveis fatores ambientais envolvidos na sua transmissão.

Material e Métodos

Para isso, foram listados todos os casos da doença notificados em Macaé (RJ) entre 2018-2021 com os dados dos indivíduos. Os dados foram obtidos em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica do município e complementados com os registros do serviço de Neonatologia do Hospital Público de Macaé. Após a tabulação das informações, utilizou-se o Google Earth para mapear o endereço de residência dos indivíduos.

Resultados e Conclusão

Desse modo, a partir da disposição desses endereços, foi possível estabelecer clusters espaciais e, assim, analisar geograficamente fatores que podem sugerir riscos ambientais relacionados à ocorrência da toxoplasmose transmitida de forma vertical. Dos 17 casos notificados com a forma congênita, foi identificado que 16 deles vivem em favelas ou regiões periféricas, porém em região geográfica específica com pouco acesso a dispositivos adequados de saneamento básico e próximo a áreas de mata florestal. Estes dados são importantes para direcionar a investigação de parâmetros ambientais importantes no contexto da transmissão no município.

Palavras-chave

Infecção por Toxoplasma gondii; Mapeamento Geográfico; Fatores de Risco.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Carlos Miguel Kleinsorgen Motta Antunes, Catiúcia Soares Melegário, David Richer Araújo Coelho, Liciane Furtado, Marta Maciel Dudus, Lilian Maria Garcia Bahia-Oliveira