Dados do Trabalho
Título
INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO (CCU) NA REGIÃO DE SAÚDE METROPOLITANA I, DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL, DE 2017 A 2021
Introdução
O Câncer do Colo do Útero (CCU) é causado pela infecção persistente de alguns tipos oncogênicos do papilomavírus humano (HPV) que pode ser transmitido por via sexual. O CCU é considerado um grave problema de saúde pública e que apresenta altos índices de morbimortalidade em todo o mundo. É o segundo tipo de câncer (não melanoma) mais incidente no estado do Pará.
Objetivo(s)
Este trabalho objetivou analisar a incidência do CCU entre 2017 a 2021, na faixa etária de mulheres entre 20 a 80 anos ou mais e por município: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, que juntos compõem a região de saúde Metropolitana I, do estado do Pará.
Material e Métodos
Os dados foram coletados do Painel - Oncologia - Brasil, da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) de acordo com o CID-10, que correspondiam ao câncer do colo do útero (C53), entre o período de 2017 a 2021, para tal analise, utilizou-se os softwares Excel do Office Home and Business 2016 e BioEstat 5.3 empregando-se o Teste G e Qui-Quadrado de hipóteses estatísticas.
Resultados e Conclusão
No período analisado, a frequência absoluta de CCU na região de saúde Metropolitana I, foi de 1,065 casos registrados, já a incidência média foi de 17,28/100 mil. Os municípios de Santa Barbara do Pará com (13.01/100 mil), Ananindeua (14.26/100 mil), Marituba (17.64/100 mil), Belém (18.88/100 mil) e Benevides (22.63/100 mil) respectivamente, não apresentaram diferenças significativas em suas taxas médias de incidências. Contudo, ao analisarmos a distribuição de casos acumulados para o período por faixa etária, há uma diferença estatisticamente significativa (p = 0.0178) entre o acometimento do CCU em diferentes faixas etárias. Nesse sentido, a maior parte dos casos registrados incidiu nas faixas etárias: 30 a 39, 40 a 49 e 50 a 59 anos. Em síntese o CCU está homogeneamente distribuído entre os municípios que compõem a região de saúde Metropolitana I do estado do Pará e uma possível explicação para este resultado, advém do fato de ser uma região constituída por municípios limítrofes que compartilham dos mesmos fatores de exposição, pois agregam a mesma identidade cultural, econômica e social. Por outro lado, a diferença na distribuição dos casos de CCU por faixa etária, pode ser explicada pelo fato que em mulheres com menos de 30 anos, a maioria das infecções por HPV regride espontaneamente. Nesse sentido, mulheres com vida sexual ativa, maiores de 30 anos, são mais predisponentes ao desenvolvimento de CCU.
Palavras-chave
CCU, HPV, Pará
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Gildeone Silva Farias, Adrianne Carla Castro Tomé, Giselle Sousa Carmona, Gissele Farias Cardoso, Felipe Costa Soares