57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO (CCU) NA REGIÃO DE SAÚDE METROPOLITANA I, DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL, DE 2017 A 2021

Introdução

O Câncer do Colo do Útero (CCU) é causado pela infecção persistente de alguns tipos oncogênicos do papilomavírus humano (HPV) que pode ser transmitido por via sexual. O CCU é considerado um grave problema de saúde pública e que apresenta altos índices de morbimortalidade em todo o mundo. É o segundo tipo de câncer (não melanoma) mais incidente no estado do Pará.

Objetivo(s)

Este trabalho objetivou analisar a incidência do CCU entre 2017 a 2021, na faixa etária de mulheres entre 20 a 80 anos ou mais e por município: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, que juntos compõem a região de saúde Metropolitana I, do estado do Pará.

Material e Métodos

Os dados foram coletados do Painel - Oncologia - Brasil, da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) de acordo com o CID-10, que correspondiam ao câncer do colo do útero (C53), entre o período de 2017 a 2021, para tal analise, utilizou-se os softwares Excel do Office Home and Business 2016 e BioEstat 5.3 empregando-se o Teste G e Qui-Quadrado de hipóteses estatísticas.

Resultados e Conclusão

No período analisado, a frequência absoluta de CCU na região de saúde Metropolitana I, foi de 1,065 casos registrados, já a incidência média foi de 17,28/100 mil. Os municípios de Santa Barbara do Pará com (13.01/100 mil), Ananindeua (14.26/100 mil), Marituba (17.64/100 mil), Belém (18.88/100 mil) e Benevides (22.63/100 mil) respectivamente, não apresentaram diferenças significativas em suas taxas médias de incidências. Contudo, ao analisarmos a distribuição de casos acumulados para o período por faixa etária, há uma diferença estatisticamente significativa (p = 0.0178) entre o acometimento do CCU em diferentes faixas etárias. Nesse sentido, a maior parte dos casos registrados incidiu nas faixas etárias: 30 a 39, 40 a 49 e 50 a 59 anos. Em síntese o CCU está homogeneamente distribuído entre os municípios que compõem a região de saúde Metropolitana I do estado do Pará e uma possível explicação para este resultado, advém do fato de ser uma região constituída por municípios limítrofes que compartilham dos mesmos fatores de exposição, pois agregam a mesma identidade cultural, econômica e social. Por outro lado, a diferença na distribuição dos casos de CCU por faixa etária, pode ser explicada pelo fato que em mulheres com menos de 30 anos, a maioria das infecções por HPV regride espontaneamente. Nesse sentido, mulheres com vida sexual ativa, maiores de 30 anos, são mais predisponentes ao desenvolvimento de CCU.

Palavras-chave

CCU, HPV, Pará

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Gildeone Silva Farias, Adrianne Carla Castro Tomé, Giselle Sousa Carmona, Gissele Farias Cardoso, Felipe Costa Soares