57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Terapia analgésica e antibiótica em acidentes ofídicos do ano de 2020 a 2022 em um hospital de referência em Manaus.

Introdução

Acidentes ofídicos da espécie Bothrops atrox causam quadros locais de dor e edema que podem se estende para equimoses, lesões bolhosas e sangramentos no local da picada e em alguns casos para síndrome compartimental e necrose.

Objetivo(s)

Descrever a prevalência da analgesia e antibioticoterapia no tratamento de acidentes ofídicos, correlacionando os dois grupos de um ensaio clínico do uso de laserterapia local, além de verificar a terapia medicamentosa utilizada em comorbidades pré-existentes.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, de abordagem metodológica quantitativa, desenvolvido em Manaus na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD, onde foram analisados 60 pacientes vítimas de acidente ofídicos inclusos em um estudo clínico, onde 30 pacientes eram controle e 30 que receberam laserterapia entre 2020 a 2022.

Resultados e Conclusão

A dipirona foi o analgésico mais utilizado nas primeiras 24h de internação seguido do tramadol (100 mg/intravenoso), em relação ao 2°e 3°dia de internação por aprazamento, a prevalência da utilização sistêmica foi de 21,3%, enquanto o uso somente se necessário totalizou 71,7% nos dois grupos. Em comparação entre o grupo controle e laser, observou-se no 2° e 3° dia, que os pacientes que realizaram a laserterapia, utilizaram cerca de 10% menos analgésicos de uso sistemático do que o grupo que não foi exposto. A Clindamicina (600mg/intravenosa) foi o fármaco mais empregado no tratamento nas infecções secundárias. Os pacientes com comorbidades totalizaram 10%, sendo a Hipertensão a comorbidade mais frequente. Conclusão: A Terapia medicamentosa na analgesia prevaleceu a dipirona, nos pacientes que evoluíram para infecção secundária a clindamicina foi o antibiótico mais utilizado e os pacientes do grupo que recebeu tratamento de laser de baixa intensidade apresentaram um uso menor de analgésicos.

Palavras-chave

Acidente ofídico; Envenenamento por cobra; Terapia Medicamentosa, laserterapia.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

Talyson Aparicio Gomes, João Paulo Alves Araújo, Felipe Queiroz Araújo, Gabriela Salini Ribeiro, Dessana Francis Chehuan Melo, Érica Silva Carvalho, Mena Bianca Ferreira Paiva, Felipe Leão Gomes Murta, Jacqueline Almeida Gonçalves Sachett, Wuelton Marcelo Monteiro