57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Detecção da carbapenemase KPC-2 em um isolado de Enterobacter asburiae multidroga resistente proveniente de um reservatório de água na cidade de Belém-PA

Introdução

Enterobacter asburiae é uma bactéria Gram-negativa geralmente encontrada em ambiente e que faz parte do complexo Enterobacter cloacae, um grupo de espécies emergentes em infecções nosocomiais que podem apresentar resistência antimicrobiana.

Objetivo(s)

Objetivou-se triar possíveis genes de Resistência Antimicrobiana (AR) no meio ambiente.

Material e Métodos

Para triar possíveis genes de resistência presentes em patógenos oportunistas no meio ambiente, realizou-se a triagem de amostras ambientais a partir de água coletada no rio Urubiquinha (01° 26’54.8” S, 48° 20’ 45.7” O) cultivada em meio suplementado com imipinem. Após isolamento, foi realizada identificação preliminar e o teste de suscetibilidade aos antimicrobianos (TSA) pelo sistema VITEK 2. O sequenciamento de genoma completo foi realizado pela plataforma Illumina MiSeq com bibliotecas pareadas de 150bp. As análises e dados foram gerados com SPAdes v3.15.2, AlignGraph, GMCloser v1.5, CARD v3.2.3 e PlasmidFinder v2.1. A anotação automática foi performada pela plataforma web RAST.

Resultados e Conclusão

Inicialmente o isolado foi identificado como E. asburiae e o TSA revelou um padrão de multi droga resistência, apresentando sensibilidade apenas aos antimicrobianos colistina, tigeciclina e amicacina. A identificação for bioinformática confirmou a espécie E. asburiae, e o genoma de 6.1 megabases (MB) com 202 contigs. O resultado do ResFinder apontou a presença de genes de resistência aos β-lactâmicos, anfenicóis, aminoglicosídeos e fosfomicinas. Foi detectada a presença de quatro plasmídeos, entre eles um plasmídeo IncA carreando o gene blaKPC-2, uma carbapenemase responsável pela resistência a vários antimicrobianos de uso em meio hospitalar, o que demonstra a importância da detecção de genes de resistência que possam circular entre o meio ambiente e hospitais. A busca ativa no meio ambiente por fatores de risco nosocomial é de suma importância para a vigilância e deve ser feita de forma mais abrangente e efetiva, como demonstra a pesquisa realizada.

Palavras-chave

Enterobacter asburiae, análise genômica, plasmídeo, carbapenemase, blaKPC-2.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Amália Raiana Fonseca Lobato, Cintya Oliveira Souza, Thalyta Braga Cazuza, Livia Maria Guimarães Dutra, Marcos Vinicios Hino de Melo, Ana Paula e Silva Rabelo, Daniel S. Camargo, Irna C. R. S. Carneiro, Clevia J. S. Costa, Danielle Murici Brasiliense