57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Detecção da carbapenemase KPC-2 em um isolado de Enterobacter asburiae multidroga resistente proveniente de um reservatório de água na cidade de Belém-PA

Introdução

Enterobacter asburiae é uma bactéria Gram-negativa geralmente encontrada em ambiente e que faz parte do complexo Enterobacter cloacae, um grupo de espécies emergentes em infecções nosocomiais que podem apresentar resistência antimicrobiana.

Objetivo(s)

Objetivou-se triar possíveis genes de Resistência Antimicrobiana (AR) no meio ambiente.

Material e Métodos

Para triar possíveis genes de resistência presentes em patógenos oportunistas no meio ambiente, realizou-se a triagem de amostras ambientais a partir de água coletada no rio Urubiquinha (01° 26’54.8” S, 48° 20’ 45.7” O) cultivada em meio suplementado com imipinem. Após isolamento, foi realizada identificação preliminar e o teste de suscetibilidade aos antimicrobianos (TSA) pelo sistema VITEK 2. O sequenciamento de genoma completo foi realizado pela plataforma Illumina MiSeq com bibliotecas pareadas de 150bp. As análises e dados foram gerados com SPAdes v3.15.2, AlignGraph, GMCloser v1.5, CARD v3.2.3 e PlasmidFinder v2.1. A anotação automática foi performada pela plataforma web RAST.

Resultados e Conclusão

Inicialmente o isolado foi identificado como E. asburiae e o TSA revelou um padrão de multi droga resistência, apresentando sensibilidade apenas aos antimicrobianos colistina, tigeciclina e amicacina. A identificação for bioinformática confirmou a espécie E. asburiae, e o genoma de 6.1 megabases (MB) com 202 contigs. O resultado do ResFinder apontou a presença de genes de resistência aos β-lactâmicos, anfenicóis, aminoglicosídeos e fosfomicinas. Foi detectada a presença de quatro plasmídeos, entre eles um plasmídeo IncA carreando o gene blaKPC-2, uma carbapenemase responsável pela resistência a vários antimicrobianos de uso em meio hospitalar, o que demonstra a importância da detecção de genes de resistência que possam circular entre o meio ambiente e hospitais. A busca ativa no meio ambiente por fatores de risco nosocomial é de suma importância para a vigilância e deve ser feita de forma mais abrangente e efetiva, como demonstra a pesquisa realizada.

Palavras-chave

Enterobacter asburiae, análise genômica, plasmídeo, carbapenemase, blaKPC-2.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Amália Raiana Fonseca Lobato, Cintya Oliveira Souza, Thalyta Braga Cazuza, Livia Maria Guimarães Dutra, Marcos Vinicios Hino de Melo, Ana Paula e Silva Rabelo, Daniel S. Camargo, Irna C. R. S. Carneiro, Clevia J. S. Costa, Danielle Murici Brasiliense