Notícias
16/11/2022 23:48:00 Medtrop exibe documentário que retrata a luta dos trabalhadores de saúde na pandemia de covid-19
O último dia do Medtrop 2022, em Belém, foi marcado pela exibição do documentário “Quando Falta o Ar”, que retrata por diversos ângulos a pandemia de covid-19. A obra é forte candidata a concorrer ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Longa Documentário, pois já foi vencedora do Festival “É Tudo Verdade”. A apresentação do filme no evento foi feita pelo pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Stabeli.
Com produção da cineasta Ana Petta e da sua irmã médica Helena Petta, o filme mostra de perto o trabalho incansável dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) nas várias frentes de batalha contra o novo coronavírus, desde o agente comunitário de saúde na visita às casas com ações de caráter preventivo, passando pelo atendimento de média alta complexidade nas unidades hospitalares até o desfecho da luta contra o novo coronavírus.
O documentário foi filmado no Hospital das Clínicas em São Paulo (SP), na Unidade Básica de Saúde do Morro da Conceição, em Recife (PE), no Hospital Municipal de Castanhal (PA), equipe de saúde de Igarapé-Miri (PA) no Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador (BA), e no SOS Funeral, em Manaus (AM). Quando Falta o Ar estreia nos cinemas em fevereiro de 2023. A estreia nos cinemas brasileiros será em fevereiro.
Os produtores já iniciaram a campanha internacional pela premiação mais importante do cinema, pois os pré-selecionados serão anunciados em dezembro pela Academia de Hollywood e os finalistas no dia 24 de janeiro.
Sinopse – “Abordando a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, o longa revela a face humana da luta coletiva contra o vírus, trazendo a interseção da saúde com a religiosidade, a des3igualdade social e o racismo estrutural presentes no país.”
Assista ao trailer aqui:
https://youtu.be/ZyCU_UFTuNE
Texto: Roberta Vilanova/Belém-PA