Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil epidemiológico e das ações de Hanseníase no município de Caruaru-PE, no período de 2011 a 2021.

Introdução

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é uma patologia infecciosa crônica que acomete predominantemente a pele, as mucosas e os nervos periféricos.

Objetivo (s)

Avaliação do perfil epidemiológico da Hanseníase e as ações desenvolvidas no município de Caruaru-PE no período de 2011 a 2021.

Material e Métodos

Os dados foram obtidos através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), utilizando as variáveis: sexo, raça/cor, forma clínica e classificação operacional. Posteriormente à coleta de dados, utilizou-se o programa Microsoft Excel para a elaboração de gráficos e tabelas.

Resultados e Conclusão

Com base nos dados obtidos, foi notificado um total de 321 casos notificados, houve maior frequência de casos em homens quando comparados às mulheres, com o público masculino correspondendo a 180 do total de casos. Quanto ao critério de raça/cor, os indivíduos que se declaram pardos corresponderam a 60,12% dos casos, enquanto brancos 26,48%, pretos 6,23%, amarelos 0,93%, indígenas 0,62%. Ignorados somaram 5,61%. No que se refere à forma clínica, observou-se que ocorreu a predominância da classificação Dimorfa com 184 (57,3%) casos, seguida da forma Virchowiana com 72 (22,4%) casos, forma Tuberculoide com 30 (9,4%) casos e forma Indeterminada com 16 (5,0% casos. Ainda no critério de forma clínica, constatou-se a ausência de classificação (Ignorados/Branco) em 19 (5,9%) dos casos notificados. Em relação à classificação operacional, concluiu-se que houve predominância da forma Multibacilar com 278 (86,6%) dos casos frente a forma Paucibacilar com 43 (13,4%) casos. Quanto à avaliação do número de casos ao longo do recorte avaliado, houve um aumento significativo no ano de 2021, quando comparado à média dos anos anteriores. Foram 53 novos casos, representando um aumento de 97,76% frente à média histórica. Esse aumento nas notificações está ligado ao fortalecimento da linha de cuidado, onde o município iniciou uma série de formações com os profissionais da rede e um médico especialista em hanseníase sendo referência para o município. Além disso, foi imprescindível uma formação para o preenchimento da ficha de notificação obrigatória, visando sua completude visando dados mais precisos e ações mais assertivas.

Palavras-chave

Hanseníase; epidemiologia; saúde pública; diagnóstico; programas de saúde.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Anderson Enio Silva Duque, João Paulo Silva Cintra, Ítalo Ramon Silva, Letícia Hayanne Oliveira Galvão, Samira Maria Santana Silva, George Veloso Melo, Sergio Henrique Florêncio França , Maria Claudia Ribeiro Agra, Efraim Naftali Lopes Soares