Dados do Trabalho


Título

SÍNTESE E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUBERCULAR DE 4-AMINO-N-(4-BENZILOXIBENZIL)QUINOLINAS

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa ocasionada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb). A TB acometeu mais de 10 milhões de pessoas e foi responsável por aproximadamente 1,6 milhão de mortes em 2021.

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho foi sintetizar 4-amino-N-(4-benziloxibenzil)quinolinas com o intuito de avaliar a concentração inibitória mínima (CIM) contra a cepa H37Rv de Mtb.

Material e Métodos

As 28 estruturas derivadas das 4-amino-N-(4-benziloxibenzil)quinolinas foram obtidas a partir de cinco etapas sintéticas. Na primeira etapa, ocorreu a reação de substituição nucleofílica de segunda ordem a partir 4-cianofenol e brometos de benzila substituídos para obtenção de 4-(benziloxi)benzonitrilas. Na etapa seguinte foi realizada a redução do grupo nitrila utilizando tetraidroaluminato de lítio para obter as 4-(benziloxi)benzilaminas. Ao passar para terceira etapa, ocorreu a reação de síntese das 2,6-bisubstituidas-4-hidroxiquinolinas, através da ciclocondensação das anilinas p-substituídas com os β-cetoésteres de interesse. Na quarta etapa as 2,6-bisubstituidas-4-hidroxiquinolinas reagiram com cloreto de fosforila fornecendo as 2,6-bisubstituidas-4-cloroquinolinas. A última etapa, a reação de alquilação das respectivas 2,6-bissubstituidas-4-cloroquinolinas com as 4-(benziloxi)benzilaminas forneceu as 4-amino-N-(4-benziloxibenzil)quinolinas. Todos os compostos sintetizados foram isolados, purificados e suas estruturas elucidadas por Ressonância Magnética Nuclear (RMN 1H e 13C). A CIM foi estabelecida pelo método REMA (Resazurin Microtitre Assay) utilizando a isoniazida (INH) como controle positivo.

Resultados e Conclusão

O método de síntese das 4-amino-N-(4-benziloxibenzil)quinolinas apresentou rendimentos que variaram entre 26-48%. As 4-amino-N-(4-benziloxibenzil)quinolinas foram capazes de inibir o crescimento micobacteriano com CIM variando entre 2,7 µM e 26,8 µM. Importante, destacar que a isoniazida quando avaliada nas mesmas condições apresentou CIM de 2,3 µM. Os resultados obtidos sugerem que o aumento do volume molecular na posição 6 e os efeitos eletrônicos dos grupos químicos presentes na posição 4 do anel quinolínico podem estar ligados a capacidade inibitória sobre o bacilo nos compostos avaliados. Por conseguinte, os resultados observados apontam que as 4-amino-N-(4-benziloxibenzil)quinolinas podem fornecer candidatos a fármacos para o tratamento da tuberculose.

Palavras-chave

Quinolinas, 4-amino-N-(4-benziloxibenzil)-quinolinas, Mycobacterium Tuberculosis

Agradecimentos

CNPq/FAPERGS/CAPES/BNDES

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ESTEVÃO SILVEIRA GRAMS, ALESSANDRO SILVA RAMOS, MAURO NEVES MUNIZ, GUILHERME ARRACHÉ GONÇALVES, MARCIA ALBERTON PERELLO, ALEXIA MATOS CZECZOT, LAURA CALLE GONZÁLEZ, CRISTIANO VALIM BIZARRO, LUIZ AUGUSTO BASSO, PABLO MACHADO