Dados do Trabalho


Título

Método alternativo para obtenção de 4-aminoquinazolinas via sililação-aminação mediada por hexametildisilazano: síntese e avaliação antimicobacteriana

Introdução

Heterociclos contendo nitrogênio, como quinazolinas, desempenham um papel significativo na descoberta e desenvolvimento de fármacos. Tem sido descrito que 4-aminoquinazolinas são possíveis inibidoras do citocromo bd oxidase de Mycobacterium tuberculosis (Mtb), um importante alvo molecular para obtenção de compostos anti-TB. O método clássico para sintetizar 4-aminoquinazolinas consiste na cloração na posição 4 das quinazolin-4(3H)-onas com aminação subsequente através da reação de SNAr. Há desvantagens críticas nesta abordagem, tais como: a) o uso de agentes de cloração perigosos e prejudiciais ao meio ambiente; e b) a instabilidade química inerente das 4-cloroquinazolinas. Como alternativa, a literatura reporta que hidróxi N-heterociclos podem ser sililados por hexametildisilazano (HMDS) in situ e aminados em uma etapa.

Objetivo (s)

O objetivo do presente estudo foi fundamentado no desenvolvimento de metodologias sintéticas alternativas com melhor eficiência e menor impacto ambiental para obtenção de novos candidatos a fármacos antimicobacterianos. Adicionalmente, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial antimicobacteriano das substâncias sintetizadas.

Material e Métodos

A rota sintética consiste em duas etapas: ácidos antranílicos substituídos foram fundidos com tioacetamida dando origem aos materiais de partida 2-metilquinazolin-4(3H)-onas substituídas na posição 6. Posteriormente, os materiais de partida 2-metilquinazolin-4(3H)-onas foram submetidos a uma sililação-aminação mediada por hexametildisilazano (HMDS) para dar origem a uma série de 4-aminoquinazolinas. A concentração mínima inibitória (CIM) das substâncias foi estabelecida pelo método REMA (Resazurin Microtitre Assay) sobre a cepa H37Rv de Mtb, utilizando isoniazida (INH) como controle positivo.

Resultados e Conclusão

Os materiais de partida 2-metilquinazolin-4(3H)-onas foram sintetizados com rendimentos entre 52-76%; na segunda etapa, a síntese foi realizada em condições adaptadas de métodos já descritos na literatura com rendimentos entre 84-99%. Após cromatografia em coluna, foi obtida pureza relativa dos compostos acima de 98% em HPLC. A comparação entre a eficiência do método clássico com a abordagem utilizando HMDS mostrou superioridade dos rendimentos desse protocolo isento de solvente (pelo menos 53% maiores). As substâncias sintetizadas apresentaram CIM variando entre 7,30 uM e 80,22 uM contra a cepa H37Rv.

Palavras-chave

4-aminoquinazolinas; hexametildisilazano; Mycobacterium tuberculosis; citocromo bd oxidase

Agradecimentos

CNPq/FAPERGS/CAPES/BNDES

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Guilherme Arraché Gonçalves, Mauro Neves Muniz, Flavio Castro Do Nascimento, Alexia De Matos Czeczot, Marcia Alberton Perelló, Cristiano Valim Bizarro, Luiz Augusto Basso, Pablo Machado