Dados do Trabalho
Título
Descoberta de novos análogos do peptídeo antimicrobiano B1CTcu5 com potencial atividade contra cepas sensíveis e multirresistentes de Mycobacterium tuberculosis
Introdução
O último relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a tuberculose (TB) indica que é uma das doenças infecciosas que mais mortes causa após o SARS-CoV-2. O diagnóstico e o tratamento da tuberculose foram agravados pelas restrições de acesso e bloqueios em várias partes do mundo. Além disso, a taxa de recorrência vem crescendo em ritmo acelerado, sendo possível que em um futuro próximo a TB volte a ser a principal causa de morte no mundo causada por um único agente infeccioso. O peptídeo antimicrobiano (PAM) B1CTcu5 é um peptídeo amida isolado da secreção da pele do sapo indiano Clinotarsus curtipes de 21 aminoácidos, e foi relatado pela primeira vez em 2020, mostrando valores iniciais de concentração mínima inibitória (CIM) de 12.5 μg/mL contra Mycobacterium tuberculosis (MTB).
Objetivo (s)
O objetivo deste trabalho foi gerar uma biblioteca de análogos do B1CTcu5 e avaliar sua atividade contra MTB, bem sua caracterização, cito e genotoxicidade.
Material e Métodos
Para este fim, 34 análogos sintetizados pelo método de SPPS utilizando a estratégia Fmoc, foram inicialmente projetados substituindo Cys15 e Cys21 por Ala, Ser e/ou Lys, bem como uma varredura de serina no N-terminal, e o peptídeo original linear/cíclico. Os produtos foram analisados por cromatografia liquida/espectrometria de massas e purificados (>95%) por HPLC de fase reversa e a estrutura secundaria assim como os dobramentos dos peptídeos foram analisados por dicroísmo circular. A atividade contra MTB foi realizada utilizando a cepa H37Rv e aislados clinicos em caldo 7H9 suplementado na escala 1 McFarland por 7 dias e lido com resazurina após 24 h. Da mesma forma, PAMs foram testados em cepas de macrófagos murinos J774A.1 usando concentrações de 10^6 células aderidas 24 h antes da incubação. Testes de AMES foram realizados para determinar o potencial mutagênico com as cepas mutantes TA98, TA100, TA102 e TA97a de S. Typhimurium.
Resultados e Conclusão
Após da síntese as amostras obtidas e estudadas evidenciaram um dobramento e estrutura secundaria diferenciada ao análogo original, adicionalmente os resultados evidenciaram atividade anti-MTB variada (1 - 32 μg/mL), não foram citotóxicas, mutagênica e nem hemolíticas; sendo CRDK-s16, CRDK-s18G e CRBR-34 as mais promissoras. Estes resultados representam um grande avanço para direcionar a atividade contra MTB de peptídeos e um possível novo anti-micobacteriano no mercado.
Palavras-chave
Desenho de fármacos; Novos fármacos; Peptídeos antimicrobianos; Tuberculose.
Agradecimentos
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Cesar Augusto Roque Borda, Laura Maria Duran Gleriani Primo, Rafaela Melo Pogianeli, Peter Waaben Thulstrup, Lucas Henrique Domingos da Silva, Isabela Caroline dos Santos, Flávia Aparecida Resende, Henryk Franzyk, Paul Robert Hansen, Fernando Rogério Pavan