Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA DETECÇÃO E TRATAMENTO DA TUBERCULOSE SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DO CONSULTÓRIO NA RUA

Introdução

As atividades desenvolvidas pelos profissionais do Consultório na Rua são desafiadoras diante da necessidade em cuidar e tratar de agravos à saúde em populações vulneráveis, como os moradores de rua.

Objetivo (s)

Discutir os desafios e possibilidades relatadas pelos profissionais na detecção de Sintomático Respiratório e tratamento para Tuberculose em População em Situação de Rua de Feira de Santana-BA.

Material e Métodos

Estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com 5 profissionais de saúde que atuam no Consultório de Rua de Feira de Santana-BA. A pesquisa é um recorte do projeto “Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios em Populações Vulneráveis em Feira de Santana - BA”, ao qual está regulamentado no Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS sob o parecer 1.408.256. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo, proposta por Bardin

Resultados e Conclusão

Os participantes da pesquisa foram 5 (cinco), sendo que a idade variou entre 34 e 55 anos com média aproximada de 44 anos; estado civil frequente foi casado; a escolaridade predominante foi nível superior completo; o regime de trabalho foi de 30 e 40 horas prevalecendo 30 horas; o tempo de formação variou de 7 a 26 anos de atividade e o tempo de atuação no programa Consultório na Rua foi de 1 mês a 6 anos Emergiram quatro categorias temáticas de análise: Da detecção à confirmação de Tuberculose pela equipe de Consultório na Rua; Estratégias da eCR no controle da TB; O entendimento do trabalho executado pela equipe de Consultório na Rua; Facilidades e dificuldades no cuidado a Pessoas em Situação de Rua. Este estudo possibilitou discutir como ocorre a assistência em saúde realizada pela equipe de Consultório na Rua a Pessoas em Situação de Rua Sintomático Respiratório e/ou com Tuberculose, com ações e serviços das Redes Atenção à Saúde voltados a essa população, assim como, todos os desafios enfrentados pela equipe no decorrer desse cuidado, como a adesão ao tratamento e a dificuldade no encaminhamento das demandas por parte dos profissionais da rede para atendimento dos pacientes.Apesar da equipe buscar a utilização dos protocolos de atendimento, essa conduta é difícil de ser realizada devido a fragilidade nos vínculos, além das condições de vida que se encontra a opulpação em situação de rua .

Palavras-chave

Pessoal de Saúde; Pessoas em Situação de Rua; Tuberculose.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Jenny Caroliine Vieira Moura, Cezar Augusto Guimarães Silva Freitas, Maria Yaná Guimarães Silva Freitas