Dados do Trabalho
Título
Investigações de tuberculose extrapulmonar em menores de 15 anos nos dois hospitais com maior número de casos de tuberculose extrapulmonar do Estado de Pernambuco
Introdução
A tuberculose (TB) extrapulmonar ocorre em torno de 20% dos casos de TB na infância, sendo a ganglionar e a meníngea as principais. Em 2021, Pernambuco notificou 5.201 casos novos de TB, destes, 262 de TB em menores de 15 anos, tendo a forma clínica ganglionar periférica com o maior número das notificações.
Objetivo (s)
O estudo objetivou investigar os dois hospitais com maior número de casos de TB extrapulmonar em menores de 15 anos, no ano de 2021.
Material e Métodos
Realizou-se 52 investigações, no ano de 2021, utilizando-se os instrumentos para coleta das informações enviados pela CGDR/MS. Os casos foram consolidados em planilha Excel, e analisados segundo frequência absoluta e percentual. Foi realizado ainda o relacionamento dos casos de TB com os bancos estaduais TBxHIV, TBxAids, TBxSiclom.
Resultados e Conclusão
Dos 52 casos investigados, 53,8% sexo masculino e 46,2% sexo feminino. A faixa etária mais prevalente foi entre 6 a 10 anos (40,4%). Apenas 01 caso com coinfecção TB/HIV estava registrado nos prontuários. 14 casos referiram contato com pessoas em tratamento para TB nos últimos 6 meses. Os sintomas prevalentes foram febre baixa, perda de peso e anorexia. Dos 35 que realizaram radiografia de tórax, 18 foram descartados comprometimento pulmonar, 05 casos apresentaram RX com comprometimento nos pulmões e 12 casos não apresentaram laudos descritos nos prontuários. Quanto a realização da prova tuberculínica 34 casos foram positivo (PPD > 5 mm) e 10 negativos (PPD < 5 mm) e 8 prontuários sem resultado do PPD. Em relação a realização de biópsia, 27 (51,9%) realizaram, 03 incisional, 02 excisional e 22 prontuários não especificaram o tipo de biópsia realizada. Sobre à evolução dos tratamentos, 57,7% (30) foram encerrados como cura, 25% (13) em tratamento, 11,5% (6) transferidos e 5,8% (03) mudaram o diagnóstico para Criptococose, Leptospirose e 01 descartou TB.
Considerando a pandemia de COVID-19, com a retomada dos serviços de saúde em 2021 e as ações da vigilância da TB, houve um considerável aumento nos casos de TB extrapulmonar em menores de 15 anos. Com as investigações foi possível identificar profissionais sensíveis ao diagnóstico, atuantes em ambos os serviços visitados, tivemos várias atualizações sobre manejo pediátrico, diagnóstico e tratamento da TB infantil.
Palavras-chave
TB extrapulmonar. TB em menores de 15. Internações por TB. Investigação hospitalar.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Rafael Mota Mendonça, Sophia Maria Dantas da Silva, Williana Santos da Rocha, Raissa Cristina Soares de Oliveira, Lívia Marcelly Ferreira da Silva, Jaqueline Soares, Sarah Zayanne Rafael da Silva Ribeiro, Maria Clara Acioli Lins Lima, Adriana Maria Silva de Queiroz, Elizabeth Karine Santos Gomes, Jaqueline Alves da Silva