Dados do Trabalho


Título

Análise in vitro de novos candidatos a fármacos para doença de Chagas

Introdução

A doença de Chagas (DC) afeta principalmente populações mais pobres, e seu o tratamento é limitado ao uso de dois nitrocompostos o benznidazol (Bz) e nifurtimox, ambos com severas limitações. Assim, faz-se urgente a busca por novos esquemas ou entidades terapêuticas. De acordo com características biológicas, moleculares e parasitológicas, o hemoflagelado causador da DC, Trypanosoma cruzi, foi agrupado em seis Unidades Discretas de Tipagem (DTUs) além da Tcbat. Dados da literatura sugerem que a diversidade das manifestações clínicas da DC, bem como mudanças no perfil de susceptibilidade ao tratamento podem estar associadas a variabilidade genética dos hospedeiros e do parasito, justificando estudos utilizando esquemas de infecção com mais de uma cepa.

Objetivo (s)

Portanto, objetivamos avaliar in vitro a atividade do fármaco de referência (Bz) sobre formas tripomastigotas do T. cruzi utilizando diferentes cepas e DTUs (Tulahuen β-galactosidase - DTU VI e Y - DTU II).

Material e Métodos

Formas tripomastigotas de T. cruzi foram obtidas a partir do sobrenadante de células L929 e Vero previamente infectadas. Após a obtenção, os parasitos foram incubados isoladamente (10^6 parasitos/mL) ou em combinação (5x10^6 parasitos/mL de cada cepa). Em seguida os tripomastigotas foram expostos por 24 h a concentrações crescentes do Bz ou somente incubados com meio de cultura (controle). Após a incubação foi adicionado o reagente colorimétrico PrestoBlue (3 h) seguida da leitura em espectrofotômetro, mensurando a intensidade de fluorescência (560- 590nm). Os dados foram analisados no GraphadPrism de modo a determinar os valores de EC50.

Resultados e Conclusão

Os resultados preliminares demonstraram valores de EC50 na mesma faixa de potência entre os grupos estudados, variando entre 4.2 e 6.4 μM para os esquemas de tratamento isolado ou em associação das duas cepas. Os dados sugerem que a interação simultânea por duas cepas não interfere na eficácia antiparasitária in vitro do medicamento de referência. Como perspectivas, serão avaliadas outras classes de compostos com a finalidade de compreender o impacto das coinfecções para a seleção de compostos para a DC.

Palavras-chave

Doença de Chagas, Trypanosoma cruzi e infecção mista.

Agradecimentos

CAPES, CNPq, FAPERJ e FIOCRUZ

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Ketlym Conceição, Ludmila Ferreira de Almeida Fiuza, Krislayne Nunes, Maria Nazaré Correia Soeiro