Dados do Trabalho


Título

Fomento à Pesquisas em Doenças Transmissíveis e Negligenciadas 2019 – 2022

Introdução

Em 2019, foi lançada chamada pública nacional para apoio a doenças transmissíveis e negligenciadas. O objetivo foi apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas ao aprimoramento dos programas de vigilância, controle, erradicação e prevenção das doenças transmissíveis e negligenciadas, bem como subsidiar a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira. As linhas de pesquisa contemplaram: tuberculose, arboviroses, leishmanioses, storch e zika, hanseníase e outras doenças em eliminação, doença de chagas, micoses sistêmicas, HTLV, tungíase e desenvolvimento de esquemas terapêuticos para esquistossomose, hanseníase, leishmaniose, tuberculose, febre maculosa e toxoplasmose.

Objetivo (s)

Caracterizar o perfil das pesquisas fomentadas sobre doenças transmissíveis e negligenciadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia em 2019-2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo exploratório sobre os dados das pesquisas financiadas por meio da chamada pública CNPq/MS-SCTIE-Decit nº 22/2019 - Pesquisas sobre Doenças Transmissíveis e Negligenciadas. Os dados são públicos, disponíveis na plataforma Pesquisa Saúde, banco de dados gerencial do Decit/SECTICS/MS.

Resultados e Conclusão

Foram financiados 14 projetos de pesquisa pela chamada pública. Os estudos primários tiveram duração de 36 meses e investimento médio por projeto de R$ 1.101.176,00. Foram contempladas instituições de pesquisa das cinco regiões do país. Predominam os estudos sobre a vigilância, diagnóstico, tratamento e assistência. O Decit realiza monitoramento periódico dos projetos de pesquisa a fim de conhecer e compartilhar os resultados obtidos com as áreas técnicas responsáveis pelas políticas públicas relacionadas às linhas de pesquisa. O investimento realizado em estudos primários para a produção de novas evidências sobre doenças transmissíveis e negligenciadas representa a priorização da temática pelo Ministério da Saúde, além de contribuir com o aprimoramento das estratégias de vigilância em saúde e consequentemente impactar de forma positiva no diagnóstico oportuno, na prevenção e em melhorias na assistência no Sistema Único de Saúde. A aplicabilidade dos resultados das pesquisas fomentadas deverá ser demonstrada por meio de estratégias de comunicação e tradução do conhecimento para os gestores, profissionais de saúde e população.

Palavras-chave

Pesquisa científica; doenças transmissíveis, doenças negligenciadas

Agradecimentos

Este trabalho não foi financiado.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Priscila Torres Brito, Douglas Almeida Rocha, Denise Lins Sousa, Ana Maria Spaniol, Flávia Furtado Mulinari, Patrícia Souza Boaventura, Elizabeth Alves Jesus, Samantha Lemos Turte-Cavadinha, Ana Maria Caetano Faria