Dados do Trabalho


Título

PPSUS: impactos e desafios da pandemia de Covid-19

Introdução

O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS) vem consolidando o seu papel no cenário de ciência e tecnologia no país, tendo como marca registrada o trabalho em parceria com instituições nacionais e internacionais. O investimento estratégico em pesquisas contribui para as políticas de saúde. Dentre as modalidades de fomento destaca-se o Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), que se destaca por sua capilaridade e legitimidade em todas as regiões. O Programa contribui para a redução das desigualdades regionais na produção de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I/S), via parceria com o CNPq/MCTI, Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (FAP) e Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Em 2020, o Departamento se deparou com o grande desafio da pandemia de Covid-19 e teve que se adaptar para responder à emergência sanitária.

Objetivo (s)

Mapear as linhas de pesquisa e os projetos contratados na 7ª edição do PPSUS sobre Covid-19

Material e Métodos

Trata-se de pesquisa descritiva e documental, na qual foram utilizadas fontes primárias de documentos, dados gerenciais do Departamento e do site Pesquisa Saúde. Os documentos consultados foram atas do Comitê Gestor, memórias e relatórios do Sistema de Informação em Ciência e Tecnologia (SISC&T), mensagens de e-mails e relatórios produzidos pela equipe gestora do Programa.

Resultados e Conclusão

Das etapas de operacionalização do PPSUS se destaca a realização da Oficina para seleção das prioridades de pesquisa em saúde (OPP), delas devem resultar temas que atendam aos problemas de saúde da população e que comporão as chamadas estaduais. A 7ª edição do PPSUS ocorreu no início da pandemia de Covid-19, em 2020, portanto as etapas presenciais do programa foram adaptadas para remotas. Além disso, o tema emergiu como prioritário em estados que ainda não haviam publicado chamadas específicas. Participaram dessa edição 16 UF, com investimento de R$ 45 milhões do Decit/SECTICS/MS e parceiros, levantadas 572 linhas prioritárias de pesquisa e contratados 462 projetos aprovados. Como resultados ainda foram identificadas 40 linhas de pesquisa relacionadas à pandemia e 123 projetos selecionados. Este trabalho tornou possível identificar o importante papel do PPSUS como indutor da capacidade local de produção científica para respostas aos problemas impostos pela pandemia de Covid-19.

Palavras-chave

Covid-19; PPSUS; Fomento à Pesquisa;

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Giliana Betini, Marge Tenório , José Eloy dos Santos Júnior, Leonardo Ferreira Machado , Simone Goncalves Senna , Samantha Lemos Turte-Cavadinha, Ana Maria Caetano de Faria