Dados do Trabalho
Título
Aplicação do teste de Avidez no diagnóstico da Toxoplasmose Aguda
Introdução
O diagnóstico da infecção aguda pelo Toxoplasma gondii decorre principalmente da presença, no soro, de anticorpos IgM específicos, contudo, os níveis de desses anticorpos podem permanecer reagentes mais de 18 meses após a infecção, demonstrando a necessidade de outros métodos para auxiliar no diagnóstico dessa infecção, para tal finalidade podemos destacar a utilização do teste de avidez dos anticorpos IgG. O teste de avidez da IgG mede a força de ligação do antígeno com os anticorpos que aumenta quanto maior for o tempo decorrido da infecção primária. A infecção no período gestacional possui alta relevância devido aos danos para o desenvolvimento fetal, podendo causar sequelas graves imediatas ou tardias, incluindo manifestações neurológicas e oculares.
Objetivo (s)
O objetivo deste trabalho é estabelecer a frequência de toxoplasmose aguda e o valor do teste de avidez da IgG como marcador de doença aguda ou crônica.
Material e Métodos
O diagnóstico da infecção aguda foi realizado através da pesquisa de anticorpos IgM específicos no soro através da técnica de Eletroquimioluminescência, bem como determinação da avidez da IgG. Os dados dos exames realizados foram obtidos no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Resultados e Conclusão
Foram analisadas 79.193 amostras no período de junho de 2022 a junho de 2023 no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia, 2117 apresentaram resultado reagente e 719 inconclusivos, destas 393 amostras tinham solicitação para avidez ou foi incluído por possuírem valor de densidade óptica ≥ 2,0. Das amostras avaliadas para avidez, 145 (36,90%) obtiveram resultados com baixa avidez, 58 (14,76%) avidez intermediária e 190 (48,35%) alta avidez. Os resultados obtidos apontaram que 203 amostras (51,6%) se tratava de infecção recente, o que demonstra a importância da realização do teste de avidez para auxiliar no diagnóstico temporal da infecção da toxoplasmose aguda, bem como subsidiar as condutas clínicas e decisão terapêutica.
Palavras-chave
Toxoplasmose, Infecção Aguda, Avidez, Dano Fetal.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ramile Silva de Araújo , Márcia Gusmão Dias, Bruna Lais Santos de Jesus, Felicidade Mota Pereira