Dados do Trabalho


Título

Possível papel de células mesenquimais como reservatório da infecção por micobactérias.

Introdução

Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, agente que infecta cerca de um quarto da população mundial. Apesar de existir tratamento eficaz contra a doença, os fármacos não agem em indivíduos infectados sem a doença ativa, onde o bacilo permanece em estado quiescente. Estudos recentes têm mostrado que as células-tronco mesenquimais (MSCs) podem desempenhar o papel de reservatório da micobactéria nos indivíduos infectados. Compreender como ocorre a infecção de MSCs e que processos celulares podem ser modulados nessa infecção pode contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e diminuição da carga da TB.

Objetivo (s)

Objetivos: Descrever a infecção experimental de células mesenquimais (MSCs) por micobactérias in vitro, em comparação com a infecção de macrófagos derivados de células de linhagem THP-1 (mTHP-1).

Material e Métodos

Materiais e Métodos: Células THP-1 e MSC foram cultivadas e infectadas com M. bovis BCG Moreau-RJ (cepa vacinal) e M. tuberculosis H37RV (cepa virulenta laboratorial) em diferentes taxas de infecção (1:1, 10:1 e 50:1). Após o período de três e cinco dias o sobrenadante foi recolhido para posterior avaliação de citocinas inflamatórias, através do kit BD™ Cytometric Bead Array (CBA). As células foram lisadas e plaqueadas em meio 7H10 para contagem de unidades formadoras de colônia (CFU) e avaliação da internalização e sobrevivência das micobactérias nos diferentes tipos celulares.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram quantificadas as CFUs obtidas a partir da lise de ambos os tipos celulares. Foi observado através do ensaio CBA a expressão de citocinas inflamatórias como IL-1β,IL-6, IL-10, TNF e IL-12 em ambos os tipos celulares. Conclusão: O comportamento da infecção em células THP-1 e MSCs é distinto e ainda necessita de maior investigação. Também é necessário dar continuidade às análises relacionadas à expressão de citocinas inflamatórias, para melhor compreender como cada tipo celular se comporta diante da infecção.

Palavras-chave

Tuberculose; MSC; Infecção; Imunomodulação.

Agradecimentos

FAPESB, CAPES e FIOTEC

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Camila Santos da Silva, Scarlet Torres Moraes Mota, Paula Rocha Dantas-Silva, Ivanilson Pimenta Santos, Lais Peres Silva, Carine Machado Azevedo, Luana Dias Gomes Monteiro, Maria Fernanda Ramos Alves